QUESTÃO 01 – HABILIDADE 19
Leia a notícia destacada abaixo e considere a gravura para responder a questão.
"Que país é este? No Brasil, as diferenças sociais entre negros e brancos são enormes isso todo mundo sabe. O que poucos sabem é o grau dessa desigualdade.[...]E não se trata de um problema das minorias como muitos acreditam. 'Os negros são 45% da população e 69% dos que vivem abaixo da linha da miséria'."
A matéria refere-se à "desigualdade socioeconômica racial no Brasil" que pode ser entendida como:

a) Uma situação presente apenas em alguns setores econômicos, pois, em algumas áreas, os negros são mais valorizados socioeconômicos que os brancos, como no esporte e na cultura carnavalesca.

b) Fruto de uma sociedade profundamente preconceituosa, pois além do preconceito racial, o país é marcado por um forte preconceito socioeconômico, que coloca os negros numa situação de marginalidade.

c) Uma realidade apenas de uma minoria da população, pois o Brasil é um país miscigenado, sem preconceito racial, apenas preconceito socioeconômico é materializado no país.

d) Uma matéria alarmista, visto que, no Brasil, os negros gozam dos mesmos direitos que os brancos, principalmente os que se referem às mulheres.

e) Resultado de uma seleção natural que leva determinada raça à marginalização, daí a explicação dos negros apresentarem os piores indicadores sociais baixa renda per capita e expectativa de vida. 2011-09-29 15:33:35.292 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 02 – HABILIDADE 12
"Nunca temi homens que têm, no centro de sua cidade, um local para reunirem-se e enganarem-se uns aos outros com juramentos. Com estas palavras, Ciro insultou todos os gregos, pois eles têm suas agorás [praças] onde se reúnem para comprar e vender; os persas ignoram completamente o uso de agorás e não têm lugar algum com essa finalidade".
(Heródoto, Histórias – Séc. V a.C)

O documento histórico acima revela um choque cultural entre gregos e persas, pois:

I. Para os persas o uso de praças revestia-se de um caráter sagrado, enquanto os gregos as usavam em um sentido profano e festivo.
II. Ambos possuíam visões políticas antagônicas: o antropocentrismo grego e a teocracia persa.
III. Atestava a eficácia da organização do império grego liderado pela democracia ateniense.

Pode-se afirmar que são corretas as proposições apenas no item:

a) II.

b) I e II.

c) I e III.

d) II e III.

e) I,II e III. 2011-09-29 15:33:35.294 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 03 – HABILIDADE 18
TEXTO:
“Cerrado do Piauí se transforma na nova fronteira agrícola do Brasil”
Já foi o tempo em que o boi abria as fronteiras agrícolas pelo Brasil afora. Hoje cada vez mais é a soja que exerce esse papel. O cerrado do Piauí é uma nova fronteira agrícola e para chegar ao lugar é preciso atravessar um oásis no meio do sertão, com água jorrando à vontade, mas muito mal aproveitada. No topo, a 600 metros de altitude, fica o cerrado piauiense, uma nova fronteira agrícola desbravada pelos agricultores do Sul do País. As terras do cerrado são planas, do jeito que o gaúcho gosta para semear os grãos. Na região, é época de colheita da soja. Para todo lado se ouve o som das máquinas. Os gaúchos levaram para o lugar todos os recursos da agricultura moderna. Aécio Pinheiro Lemos, filho dos antigos vaqueiros do Vale do Gurgeia, diz que eles nunca imaginaram que as terras do cerrado pudessem produzir alguma coisa. “Antes a gente colocava o gado no cerrado. Nós achávamos que o solo era muito fraco e não dava a pastagem e o plantio de capim. A gente nunca cultiva o cerrado”, justifica. O solo é ácido, como em toda terra de cerrado. Mas a região tem calcário suficiente para fazer a correção.

Disponível em: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/05/cerrado-do-piaui-se-transforma-na-nova-fronteira-agricola-do-brasil.html Acesso em: 05 jun. 2011.

Sobre essa nova fronteira agrícola em expansão, descrita no texto, é correto inferir corretamente:

a) A nova fronteira agrícola no cerrado nordestino, em especial no estado do Piauí, vem absorvendo e ampliando a oferta de emprego para a população local, já que utiliza técnicas tradicionais de cultivo.

b) As técnicas de cultivo de soja do cerrado piauiense são caracterizadas pela utilização de técnicas modernas de cultivo agrícola, com utilização de corretivos e maquinário.

c) O grande empecilho para a expansão do cultivo de soja, na região do cerrado piauiense, é a escassez de água e a impossibilidade da correção dos solos pobres e ácidos da região.

d) A fronteira agrícola no Piauí tem como característica a adoção do modo de produção itinerante, trazido pelas famílias gaúchas, que migraram para a região e destinados à produção para subsistência local.

e) As técnicas de cultivo adotadas no cerrado piauiense são técnicas que ampliam a produtividade e a fertilidade do solo da região, herdadas dos antigos moradores da região, acostumados com as características naturais. 2011-09-29 15:33:35.297 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 04 – HABILIDADE 18

A partir da observação das figuras e de seus conhecimentos, assinale o item correto:

a) Apenas a figura 1 representa um exemplo de patrimônio cultural nacional, em função do contexto histórico em que a obra retratada foi construída e de suas características arquitetônicas.

b) A figura 2 não representa exemplo de patrimônio, pois não se sabem sua origem histórica.

c) As duas figuras são exemplos de patrimônios históricos materiais, por terem grande vinculação com seus respectivos estados e grande projeção nacional.

d) A figura 1 não representa um patrimônio histórico, pois seu uso estava restrito às camadas da elite.

e) Tanto o que está retratado na figura 1 quanto o que está retratado na figura 2 podem ser considerados patrimônios culturais do Brasil a primeira, um patrimônio material, e a segunda, um patrimônio imaterial. 2011-09-29 15:33:35.299 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 05 – HABILIDADE 10
Considerando as relações sociedade-natureza, analise a figura abaixo:
a) Nas relações sociedade-natureza, o meio natural será sempre apropriado como um recurso natural destinado à subsistência.

b) A primeira natureza é irrelevante na construção do espaço geográfico.

c) A transformação do meio natural em meio humanizado sempre tem, como objetivo principal, a obtenção de lucro.

d) Na sociedade capitalista, a natureza passa a ser considerada uma mercadoria, e as relações sociedade-natureza fundamentam-se na propriedade privada dos meios de produção.

e) As paisagens geográficas são resultantes da ação humana, logo o meio natural determina o modo de vida do homem em sociedade. 2011-09-29 15:33:35.301 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 06 – HABILIDADE 14
Fragmento 1
O Código Florestal é a legislação que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais. Define o quanto deve ser preservado pelos produtores. Entre outras regras, prevê dois mecanismos de proteção ao meio ambiente. O primeiro são as chamadas Áreas de Preservação Permanente (APPs), locais como margens de rios, topos de morros e encostas, que são considerados frágeis e devem ter a vegetação original protegida. Há ainda a reserva legal, área de mata nativa que não pode ser desmatada dentro das propriedades rurais.
Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/entenda-polemica-que-envolve-o-novo-codigo-florestal.html
Acesso em: 06 ago. 2011.

Fragmento 2
Dentre as muitas críticas feitas ao Novo Código Florestal (ambientalistas), a de que ele corresponde a um instrumento legal de autorização da destruição de ecossistemas é a que tem causado maior desconforto público entre seus defensores (ruralistas). Um exemplo da polêmica que acirra esse debate é a demarcação das Matas Ciliares e a ocupação das encostas, que se aplicam ao conceito das APPs.

Levando em conta seus conhecimentos em torno dessa questão, bem como a análise dos fragmentos em destaque, é possível afirmar que

a) a necessidade de solos adequados para o cultivo agrícola por parte dos ruralistas justifica qualquer desmatamento.

b) a dificuldade de entendimento entre as partes só é maior porque ambas lutam em prol de interesses puramente particulares.

c) há exagero por parte dos ambientalistas em querer preservar qualquer tipo vegetacional pelo simples fato de ser classificado como nativo.

d) a força dos ruralistas reside no combate à fome, que é a luta pela vida humana, e que deve ser mais importante que a existência de algumas árvores.

e) o alerta dos ambientalistas quanto à ocupação das APPs reside em catástrofes recentes, tais como as enchentes e deslizamentos em várias partes do Sudeste. 2011-09-29 15:33:35.303 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 07 – HABILIDADE 29
ARTIGOS:
Chernobyl, Ucrânia em 1987 – O acidente ocorreu em 26 de abril de 1986. Ainda hoje é considerado o pior acidente nuclear da história. A radiação que vazou do reator número 4 da usina termonuclear de Chernobyl foi 200 vezes maior do que a das bombas de Hiroshima e Nagasaki juntas.

Goiânia, Brasil em 1987 – O acidente com o Césio-137, ocorrido em 13 de setembro de 1987, foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares. Uma cápsula contendo o césio foi encontrada nos escombros do Instituto Goiano de Radioterapia e vendida a um ferro-velho. Mais de 800 pessoas foram contaminadas e pelo menos outras 200 morreram devido aos efeitos da radiação.

Fukushima, Japão em 2011 – O acidente ocorreu em uma central nuclear de uma usina termonuclear na cidade de Fukushima, no Japão, após o forte terremoto que atingiu o País no dia 11 de março de 2011. Esta foi a primeira vez que o Japão confrontou uma ameaça significativa de radiação desde os ataques com bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, em 1945, que resultaram em mais de 200 mil mortes.

Sobre a produção de energia elétrica proveniente das usinas citadas nos trechos dos artigos, é possível inferir corretamente que

a) alguns ambientalistas defendem seu uso para combater o aquecimento global, por ser uma energia limpa.

b) os ambientalistas são contrários ao seu uso como fonte de energia, por ampliar as emissões de gases estufa.

c) os ambientalistas são contrários ao seu uso devido ao baixo potencial elétrico; por esse motivo, são usinas pouco utilizadas no Japão, França e Estados Unidos.

d) alguns ambientalistas alegam que o risco de acidentes é o fator limitante para o seu uso, principalmente no Japão, por ser um país com risco de terremotos e tsunamis.

e) alguns ambientalistas alertam que a expansão do programa nuclear no mundo, o qual poderá ampliar as emissões de CFCs, responsáveis pelo Buraco da Camada de Ozônio. 2011-09-29 15:33:35.315 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 08 – HABILIDADE 27
Observe a figura e analise as afirmativas.
I. A avenida principal está disposta no sentido Setentrional/Meridional.
II. A entrada da escola está voltada para o Norte.
III. A rua A está disposta no sentido Sul/Norte e a rua B, Norte/Sul.
IV. O conjunto habitacional está ao Norte, em relação à área industrial, e ao Nordeste, em relação à escola.
V. A área industrial está no oriente em relação à escola.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I,III e IV. b) II,III,IV e V. c) II, III, e V. d) II e V. e) III e IV. 2011-09-29 15:33:35.319 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 09 – HABILIDADE 08
"Entre o século XI e meados do século XIII, a economia feudal teve um grande crescimento com o aumento da produtividade agrícola. No mesmo período, também é evidente um aumento demográfico importante."
"O uso de novas técnicas para a produção nos campos, como, por exemplo, diferentes formas de atrelar o arado aos animais, e a utilização de moinhos de vento aumentaram significativamente a produção de alimentos. (...) o tipo charrua tornou possível o cultivo de terras que não tinham condições de serem abertas apenas pela força humana, com os arados convencionais mais leves."
Com base no texto acima, é correto afirmar que:

a) No período analisado, o feudalismo se expandiu para regiões além da Europa Ocidental. Por meio da Guerra de Reconquista e das Cruzadas, novas áreas para o cultivo foram conquistadas; além disso, novas técnicas e tecnologias foram desenvolvidas para garantir o aumento da produção de alimentos e, assim, suprir as necessidades de uma população em crescimento.

b) A ocorrência da "Peste Negra" inviabilizou toda e qualquer difusão das novas tecnologias e técnicas de cultivo, pois o medo do castigo divino consolidou o processo de fixação dos servos à terra. A tendência à urbanização iniciada no século XI só foi retomada com Revolução Industrial.

c) O renascimento comercial possibilitou a consolidação do êxodo urbano, pois a necessidade do aumento na produção de matéria-prima para as manufaturas de perfumaria criou um amplo mercado de trabalho nas áreas rurais europeias.

d) A Guerra de Reconquista e as Cruzadas garantiram um amplo processo de ocidentalização do Leste Europeu e do Oriente Médio, pois as vitórias sobre os muçulmanos foram avassaladoras e irreversíveis.

e) A criação de novas tecnologias só foi possível por conta da troca de experiências entre cristãos, muçulmanos e árabes na Península Ibérica, que possuía grandes centros universitários, como Córdoba e Sardenha. 2011-09-29 15:33:35.333 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 10 – HABILIDADE 02
A figura de Getúlio Vargas, como personagem histórica, é bastante polêmica, devido à complexidade e à magnitude de suas ações como presidente do Brasil durante um longo período de quinze anos (1930-1945). Foram anos de grandes e importantes mudanças para o país e para o mundo. Pode-se perceber o destaque dado a Getúlio Vargas pelo simples fato de este período ser conhecido no Brasil como a "Era Vargas".
Entretanto, Vargas não é visto de forma favorável por todos. Se muitos o consideram como um fervoroso nacionalista, um progressista ativo e o "Pai dos Pobres", existem outros tantos que o definem como ditador oportunista, um intervencionista e amigo das elites.
Considerando as colocações acima, analise à questão seguinte. Provavelmente, você percebeu que as duas opiniões sobre Vargas são opostas, defendendo valores praticamente antagônicos. As diferentes interpretações do papel de uma personalidade histórica podem ser explicadas, conforme uma das opções abaixo. Assinale-a.

a) Um dos grupos está totalmente errado, uma vez que a permanência no poder depende de ideias coerentes e de uma política contínua.

b) O grupo que acusa Vargas de ser ditador está totalmente errado. Ele nunca teve uma orientação ideológica favorável aos regimes politicamente fechados e só tomou medidas duras forçado pelas circunstâncias.

c) Os dois grupos estão certos. Cada um mostra Vargas da forma que serve melhor aos seus interesses, pois ele foi um governante apático e fraco um verdadeiro marionete nas mãos das elites da época.

d) O grupo que defende Vargas como um autêntico nacionalista está totalmente enganado. Poucas medidas nacionalizantes foram tomadas para iludir os brasileiros, devido à política populista do varguismo, e ele fazia tudo para agradar aos grupos estrangeiros.

e) Os dois grupos estão errados, por assumirem características parciais e, às vezes conjunturais, como sendo posturas definitivas e absolutas. 2011-09-29 15:33:35.335 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 11 – HABILIDADE 04
"Quando Marduk me instituiu governador dos homens para os conduzir e dirigir, estabeleci a lei e a Justiça sobre a Terra, para o bem do povo. (...)
Se um homem cegou o olho de um homem livre, o seu próprio será cego.
Se um homem cegou o olho de um plebeu, ou quebrou-lhe um osso, pagará uma mina de prata.
Se cegou o olho de escravo, ou quebrou-lhe um osso, pagará metade do seu valor.
Se um homem tiver arrancado os dentes de um homem de sua categoria, os seus próprios dentes serão arrancados.
Se um médico tratou, com faca de metal, a ferida grave de um homem e lhe causou a morte ou lhe inutilizou o olho, as suas mãos serão cortadas.
Se um médico tratou, com faca de metal, a ferida grave de um escravo e lhe causou a morte, ele dará escravo por escravo. (...)"

O fragmento acima reproduz um trecho do Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos de leis escritas, elaborado pelos amoritas, um dos povos que habitou a região entre os rios Tigre e Eufrates na Antiguidade. A partir do fragmento, é correto afirmar que o referido código:

a) Tinha por objetivo o controle dos povos conquistados, assegurando-lhes determinadas concessões.

b) Fundamentava-se na busca pela igualdade econômica e social dos povos mesopotâmios.

c) Diferenciava os direitos das diferentes classes sociais, sem oferecer privilégios aos membros da elite.

d) Estabelecia uma completa igualdade entre povos conquistadores e conquistados na região da Mesopotâmia.

e) Fixava uma legislação que não era igualitária, onde os direitos e as penalidades dependiam da condição social dos indivíduos. 2011-09-29 15:33:35.337 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 12 – HABILIDADE 03
"A árvore de pau-brasil era frondosa, com folhas de um verde acinzentado quase metálico e belas flores amarelas. Havia exemplares extraordinários, tão grossos que três homens não poderiam abraçá-los. O tronco vermelho chegava a ter, algumas vezes, 30 metros (...)"
(Bueno, Eduardo "Náufragos, Degredados e Traficantes")
Em 1550, segundo o pastor francês Jean de Lery, em um único depósito, havia cem mil toras.

Pode-se afirmar sobre a riqueza neste período da História do Brasil:

a) Provocou intenso povoamento e colonização, já que se precisava de muita mão de obra.

b) O extrativismo foi rigidamente controlado para evitar o esgotamento da madeira.

c) O litoral brasileiro não era alvo de traficantes e corsários franceses e de outras nacionalidades, já não havia maneiras.

d) Explorando com mão-de-obra indígena, através do escambo, criaram-se feitorias ao longo da costa, em intenso extrativismo levou ao esgotamento da madeira.

e) Os choques violentos com as tribos foram inevitáveis, já que os portugueses arrendatários escravizavam as tribos litorâneas para a exploração do pau-brasil. 2011-09-29 15:33:35.339 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 13 – HABILIDADE 09
A política se refere a processos sociais pelos quais as pessoas ganham, usam e perdem poder, representando um importante papel em quase todas as relações humanas. Analise as proposições a seguir:

I. Em termos antropológicos, conceituam-se como povo os agrupamentos humanos com origem, costumes e cultura semelhantes.
II. Nação é a denominação de um povo ao se fixar em determinada área geográfica e adquirir certo grau de organização e sentimento de unidade cultural e psicológica.
III. Só pode ser considerado governante alguém que possua independência para decidir por si mesmo o que fazer na administração de um território.
IV. Um estado só é formado quando uma nação passa a possuir um território próprio passa a ser governado com soberania.
V. A palavra povo possui o mesmo sentido tanto em termos antropológicos como em seu conceito político-jurídico.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I,II e III.

b) I,II e IV.

c) II,IV e V.

d) II, III e IV.

e) I,II e V. 2011-09-29 15:33:35.343 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 14 – HABILIDADE 14
A Revolução Francesa foi considerada como um marco histórico da transição do sistema feudal, baseado nas relações servis de produção e em uma sociedade estamental, para o sistema capitalista e a instituição dos conceitos de cidadania e de soberania popular.
Sobre a Revolução Francesa, analise as proposições abaixo:

I. As ideias iluministas, base teórica da revolução, defendiam a criação de uma sociedade igualitária e a coletivização dos meios de produção.
II. A igualdade defendida pelos iluministas era que, em termos jurídicos, eliminaria os privilégios do clero e da nobreza.
III. A burguesia, que recebeu amplo apoio das camadas sociais subalternas, ao chegar ao poder instituiu o voto censitário, com base na renda do indivíduo.
IV. A Revolução Francesa é considerada, verdadeiramente uma revolução pelo fato de ter proclamado a república no país.
V. As profundas desigualdades sociais, a crise econômica, a escassez de alimentos e a fome criaram as condições objetivas para a deflagração da revolução.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I,II e III.

b) II, III e IV.

c) II,IV e V.

d) III,IV e V.

e) II, III e IV. 2011-09-29 15:33:35.346 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 15 – HABILIDADE 12
O capitão mulato Pedro Pedrosa, em 1823, comandou tropas formadas por mestiços e negros que entoavam, pelo mar de Recife, a seguinte quadra:

"Marinheiros e caiados
Todos devem se acabar
Porque só pardos e pretos
O país devem habitar."

Tal episódio, associado à confederação do Equador, movimento ocorrido durante o Primeiro Reinado, demonstra:

a) A radicalização do movimento com a participação popular, gerando temor na elite agrária.

b) O peso das massas populares na condução da vida política do país logo após a independência.

c) A força do movimento abolicionista e sua capacidade de mobilização dos segmentos sociais.

d) O caráter democrático presente no processo de constituição do Estado Nacional Brasileiro.

e) O caráter monarquista da Revolução Haitiana que inspirou a Confederação do Equador. 2011-09-29 15:33:35.350 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 16 – HABILIDADE 22
As teorias socialistas modernas são herdeiras das tradições libertárias, das lutas sociais e populares por liberdade e justiça contra a opressão dos poderosos. Encontram-se nessa tradição as revoltas camponesas e dos artesãos no final da Idade Média, do início da Reforma Protestante e da Revolução Inglesa de 1644.

Analise as afirmativas abaixo:

I. O anarquismo afirma que a classe trabalhadora é oprimida e despossuida , gera riquezas sem delas desfrutar.
II. Os socialista utópicos imaginam uma sociedade sem propriedade privada com igualdade de direitos sociais.
III. O sxocialismo acredita na bondade natural, defendem a democracia na política e na autogestão.
IV. Os anarquistas procuram impedir a formação de qualquer estrutura de poder e que utilizam o autoritarismo.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I e II

b) II e IV

c) I e III

d) II e III

e) III e IV 2011-09-29 15:33:35.357 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 17 – HABILIDADE 17
CIDADÃO
(de Lúcio Barbosa, gravada por Zé Gerardo em 1988)
Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho para cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?

Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer

Tá vendo aquela escola?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Milha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a colher

Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar

Fui eu quem criou a
Terra Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a Terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar.

A letra da música Cidadão expressa a angústia de um trabalhador da construção civil diante do tratamento recebido por algumas pessoas das edificações que ajudou com o seu trabalho a levantar. Assinale o que é correto.

a) O trabalhador sentia-se gratificado apenas pelo fato de ter contribuído com o seu trabalho e pelo salário recebido, para levantar edifícios, colégios e igrejas.

b) A filha do trabalhador teve sua matrícula garantida no colégio porque o seu pai ajudou a construí-lo;

c) Percebe-se, na letra da música, que o trabalhador não fez um trabalho alienado, pois recebeu uma remuneração justa por seu desempenho profissional.

d) O trabalhador sentiu-se recompensado por ter trabalhado na construção da igreja, e porque pode frequentá-la.

e) Assim como o pedreiro foi aceito na igreja, do mesmo modo Cristo foi aceito em todas as casas por ter criado a Terra e a Serra 2011-09-29 15:33:35.365 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 18 – HABILIDADE 18
"Carga tributária onera 32,8% da renda dos mais pobres Ricos pagam menos. No Brasil, os 10% mais ricos concentram 75,4% da riqueza e pagam menos tributos que os pobres. De acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), para os 10% mais ricos, a carga tributária representa uma fatia de 22,7% da renda e, para os 10% mais pobres, um bolo de 32,8%. [...] Os impostos são de difícil digestão: boa parte deles está nos alimentos ou em bens de consumo. Trata-se da tributação indireta, base da arrecadação no Brasil. O que significa dizer que essa forma de cobrança atinge, em cheio, o pobre. [...] Segundo o Ipea, o crescimento da carga tributária brasileira, entre 1995 e 2007, foi de 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB), dos quais 1,6% foram de impostos indiretos, 1,8% foram contribuições previdenciárias e 5% foram de impostos sobre a renda, a propriedade e o patrimônio. Em 2007, os impostos sobre produtos significavam 40,5%."
(Fonte: Jornal O Povo Caderno Economia. Fortaleza, 16 de maio de 2008 Adaptado)
De acordo com o texto, é verdadeiro afirmar que:

a) A base da arrecadação brasileira são os impostos indiretos (sobre o consumo), que incidem mais sobre os pobres.

b) A carga tributária brasileira é constituída apenas pelos impostos diretos, que incidem sobre a renda, a propriedade e o patrimônio.

c) O peso da tributação indireta é bem menor para as classes mais pobres, conclui o Ipea.

d) A tributação indireta brasileira incide mais sobre os ricos, pois são cobrados sobre a sua renda.

e) O sistema tributário brasileiro valoriza os impostos que oneram os ricos. 2011-09-29 15:33:35.368 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 19 – HABILIDADE 23
Considere os textos a seguir:
Texto I "O Programa Nacional do Álcool ou Proálcool foi criado em 14 de novembro de 1975 pelo decreto n° 76.593, com o objetivo de estimular a produção do álcool, visando ao atendimento das necessidades do mercado interno e externo e da política de combustíveis automotivos. De acordo com o decreto, a produção do álcool, oriundo da cana-de-açúcar, da mandioca ou de qualquer outro insumo deveria ser incentivada por meio da expansão da oferta de matérias-primas, com especial ênfase ao aumento da produção agrícola, da modernização e ampliação das destilarias existentes e da instalação de novas unidades produtoras, anexas a usinas ou autônomas, e de unidades armazenadoras".
(Fonte: http://www.biodieselbr.com/proalcool/pro-alcool.htm)

Texto II "De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação (FAO), os principais fatores que influenciam a alta dos preços dos alimentos são o aumento da demanda, a alta do petróleo, a especulação e as condições climáticas desfavoráveis. Há controvérsias sobre a dimensão da responsabilidade dos biocombustíveis, cujas matérias-primas (cana, milho e outras) disputam espaço com culturas destinadas à produção de comida".
(Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios)

Em nosso país, essa discussão não é recente, pois o desenvolvimento da agricultura energética foi estimulado por alguns programas governamentais e amparado por financiamentos privilegiados, como o Proálcool (criado em 1975).

Considerando a análise dos textos e as consequências do projeto de biocombustível desenvolvido pelo Proálcool, na década de 1970, podemos afirmar que:

a) Melhorou o aproveitamento das áreas de solos pobres e recuperou terras cansadas.

b) Agravou os problemas relacionados à concentração de terras: aumento do número de trabalhadores diaristas, incentivo à monocultura e êxodo rural.

c) Permitiu a ampliação da fronteira agrícola, aumentando consideravelmente as terras cultivadas com gêneros de subsis- tência.

d) Absorveu a grande maioria dos excedentes de mão-de-obra e reduziu o contingente de trabalhadores rurais temporários,os bóias-frias.

e) Restringiu e impediu a expansão da monocultura da cana-de-açúcar. 2011-09-29 15:33:35.370 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 20 – HABILIDADE 22
Considere o mapa e a legenda abaixo representativa das principais placas tectônicas da Terra.
LEGENDA:

1. Placa Norte-Pacífica
2. Placa Norte-Americana
3. Placa Sul-Pacífica
4. Placa Sul-Americana
5. Placa Africana
6. Placa Antártica
7. Placa Indo-Australiana
8. Placa Euro-Asiática

Com base na interpretação das informações contidas no mapa e na legenda e utilizando seus conhecimentos a respeito da estrutura geológica de nosso planeta, assinale a afirmativa correta.

a) Na linha divisória das placas, encontram-se áreas de estabilidade tectônica.

b) As placas 3 e 4 possuem movimentos tectônicos divergentes, originando cadeias orogenéticas recentes, a chamada Cordilheira do Andes.

c) O movimento divergente entre as Placas Africana e Sul-Americana resultou na expansão oceânica do Atlântico.

d) Assim como o Japão e os países da costa ocidental da América Latina possuem ausência de atividade sísmica, devido a sua localização nas bordas da Placa Sul-Pacífico e NortePacífico, respectivamente.

e) O território brasileiro possui certa instabilidade sísmica, devido a sua localização no centro da Placa Sul-Americana. 2011-09-29 15:33:35.382 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 21 – HABILIDADE 05
Considere as duas representações gráficas.
Projeção Azimutal ou Plana Mapa da ONU
A Cartografia é uma ciência auxiliar da Geografia, que encontra nas projeções cartográficas uma técnica de representar a forma esférica da Terra (Geóide) num plano (o mapa). Porém, as projeções cartográficas, além de uma técnica, possuem um jogo de poder político e econômico.

Considerando o texto e as duas representações acima, é correto afirmar que:

a) Na projeção azimutal, os países que estão próximos da linha do equador são representados no centro da projeção, como mostra o Brasil em destaque.

b) O mapa da ONU tem por base a projeção azimutal, a qual tecnicamente é neutra, porém é utilizada politicamente para valorizar os países do entorno do Polo Sul.

c) A projeção azimutal apresentada na questão, tecnicamente, é neutra, pois o centro da projeção está o Polo Norte, porém foi utilizada na elaboração do mapa da ONU, intencionalmente, para dar ênfase aos países do Conselho de Segurança.

d) No mapa da ONU foi confeccionado numa projeção azimutal, com a intenção de valorizar a neutralidade política, já que a ONU nasceu para defender os interesses de todas as nações pós-2a Guerra Mundial.

e) Tanto na projeção azimutal quanto no mapa da UNO, encontramos a representação da Terra a partir do Polo Norte, evidenciando um nítido interesse das Nações Unidas em valorizar os países próximos da linha do equador, como podemos constatar nas representações presentes na questão. 2011-09-29 15:33:35.392 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 22 – HABILIDADE 01
"Com a abertura dos portos, em 1808, foi permitida a entrada de imigrantes livres europeus, de outras nacionalidades, pois, até então apenas portugueses podiam se fixar no Brasil. O fluxo imigratório, porém, foi muito pequeno [...]".
(SENE, Eustáquio. Geografia Geral e do Brasil São Paulo: Scipione, 1998. p.315).
Considerando o processo imigratório e o período histórico descrito no texto, pode-se afirmar corretamente que o pequeno fluxo imigratório livre está relacionado no item:

a) Os imigrantes livres europeus não eram qualificados para funções rurais, como o cultivo da cana-de-açúcar.

b) A relação de trabalho assalariado temporário nas atividades econômicas rurais dominantes da época, dificultava a contratação dos imigrantes europeus.

c) A mão-de-obra portuguesa e de seus descendentes dominava praticamente todas as atividades rurais e urbanas.

d) A mão-de-obra rural era composta por escravos africanos, e a mão de obra urbana era dominada pela mão-de-obra portuguesa e de seus descendentes.

e) Os imigrantes de outras nacionalidades tinham como objetivo unicamente o trabalho urbano. Este era amplamente dominado pela mão-de-obra portuguesa e de seus descendentes. 2011-09-29 15:33:35.406 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 23 – HABILIDADE 06
A questão ambiental diz respeito à qualidade de vida do indivíduo. Dizemos que ocorre uma deteriorização ambiental quando determinamos que elementos fundamentais para a boa qualidade de vida do homem são degradados.

a) Os principais responsáveis pela emissão de gases poluentes e consequentemente a perda de qualidade de vida são: os veículos, as indústrias, centrais hidrelétricas, eólicas e instalações aquecedoras.

b) A adoção do rodízio de veículos na cidade de São Paulo, no período de inverno, busca reduzir a emissão de gases poluentes e diminuir os engarrafamentos.

c) O congestionamento de trânsito aumenta a emissão de poluentes e o estresse cotidiano, principalmente na zona periférica das grandes cidades.

d) Os resíduos sólidos do lixo urbano, encaminhado para os lixões ou aterro sanitários, são reincorporados à natureza por serem biodegradáveis.

e) o fenômeno da inversão térmica, comum no verão das grandes cidades, ocasiona a retenção de poluentes nas camadas superiores da atmosfera. 2011-09-29 15:33:35.410 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 24 – HABILIDADE 17
Commodities (significa mercadoria em inglês) pode ser definido como mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial. As commodities são negociadas em bolsas-mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional. As commodities são produzidas por diferentes produtores e possuem características uniformes. Geralmente, são produtos que podem ser estocados por um determinado período de tempo sem que haja perda de qualidade. As commodities também se caracterizam por não ter passado por processo industrial, ou seja, são geralmente matérias-primas.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/commodities.htm
Acesso em: 11 jun. 2011.


Sobre o tema do texto, é correto afirmar:

a) Quando há alta demanda internacional pelas commodities, os preços despencam e as empresas produtoras têm muito prejuízo.

b) O Brasil é um dos países que mais se beneficiam do comércio de commodities, por ter garantias da manutenção de preços estabelecidos internacionalmente.

c) Num quadro de recessão da economia mundial, as commodities se valorizam, ampliando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores.

d) O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso País são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio.

e) O Brasil é um importador de commodities. As principais commodities produzidas e importadas por nosso País são: petróleo, peças e equipamentos agrícolas, automóveis e produtos eletrônicos (software e hardware). 2011-09-29 15:33:35.415 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 25 – HABILIDADE 05
Observe e análise os detalhes da representação da charge, a respeito das aulas de Geografia.
Identifique a frase que melhor representa a lição de Geografia. "A lição de Geografia ..."

a) "... valoriza apenas os aspectos naturais".

b) "... possui uma neutralidade científica".

c) "... é apenas expositiva, não tento caráter prático".

d) "... é utilizada para valorizar e instigar o pensamento crítico dos alunos"

e) "... pode ser utilizada para criar uma ideologia de domínio entre nações". 2011-09-29 15:33:35.418 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 26 – HABILIDADE 14
"Em 1o de abril de 1964, quando se iniciou o regime militar, o Brasil possuía o 43o PIB do planeta e uma dívida externa de 3,7 bilhões de dólares. Em 1985, ao término da ditadura, o Brasil apresentava o 8o PIB do mundo e uma dívida externa de aproximadamente 95 bilhões de dólares." (SENE)

Quanto ao período acima mencionado, podemos considerar que foi uma época:

a) De um novo slogan econômico: "Exportar é o que importa" fortalecendo a política de substituição de importações.

b) Que se privilegiou o mercado interno, reduzindo significativamente às exportações.

c) De prosperidade salarial, caracterizado pelo empobrecimento dos ricos e o enriquecimento dos pobres.

d) De avanços nos campos social, econômico e político do Brasil; o único problema é que o governo militar durou pouco tempo.

e) Do "Milagre econômico brasileiro" baseado na concentração da renda e no endividamento externo (taxa de juros flutuantes), principalmente no período entre 1969 a 1973. 2011-09-29 15:33:35.420 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 27 – HABILIDADE 01
Todos os seres humanos são criadores de cultura, e esta não pode ser considerada superior ou inferior em relação à outra, serão somente diferentes. Sobre essas diversas manifestações de cultura, analise as afirmativas:

I. As pessoas que vivem no meio rural possuem um tipo de cultura própria e identificada com as necessidades de seu meio ambiente.
II. Um rio não representa cultura, mas um açude é resultado da cultura humana, visto que foi construído pelo trabalho do homem.
III. Como em um jardim só existem plantas, que são elementos da natureza, estas não podem ser consideradas cultura humana.
IV. A afirmação de que os europeus são superiores culturalmente aos silvícolas possui um caráter etnocêntrico e é desprovida de fundamentação científica.
V. A nação brasileira, por ter sido formada por etnias diferentes, pratica o multiculturalismo, visto que não existe discriminação racial e cultural no país.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I,III e IV.

b) I,II e IV.

c) II, III e IV.

d) II,IV e V.

e) I,II e V. 2011-09-29 15:33:35.432 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 28 – HABILIDADE 21
Dá-se a denominação de influência à capacidade de alguém fazer com que outras pessoas mudem o seu modo de pensar e como consequentemente, o de agir, mesmo que a influência não seja exercida por uma pessoa que exerça cargos públicos. Os meios de comunicação de massa exercem uma grande influência sobre o comportamento cotidiano dos indivíduos.

Quanto a influência exercida sobre a sociedade pelos meios de comunicação de massa, assinale o que é verdadeiro:

I. A influência exercida pelos meios de comunicação de massa sobre a sociedade tanto pode ocorrer de forma positiva como negativa.
II. A liberdade de imprensa é fundamental para que a sociedade passa ser informada do que ocorre no país em todos os níveis culturais.
III. A publicidade veiculada pela imprensa se baseia na verdade, e inexiste a propaganda enganosa.
IV. A preocupação de elevar o nível intelectual da sociedade faz com que as redes de TV's produzam mais programas de natureza científica do que programas de entretenimento.
V. Os índices de audiência dos programas nos quais cientistas e intelectuais são entrevistados são maiores do que os das novelas.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I e II.

b) II, III e IV.

c) I,IV e V.

d) III,IV e V.

e) II, III e IV. 2011-09-29 15:33:35.435 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 29 – HABILIDADE 07
Ser cidadão é acalentar a consciência de que não pode existir um homem livre, isoladamente, no meio de um povo oprimido, pois a liberdade é uma conquista coletiva.

I. A ética, como, de modo geral, todos os valores humanos, são circunstanciais e históricos.
II. O que foi aceito por uma sociedade em determinada época não é aceito hoje, como a escravidão e a tortura.
III. O conceito de cidadania sempre esteve presente na história da humanidade, mesmo quando existiam as relações escravistas e servis de produção.
IV. Uma criança não nasce ética, ela se torna ética, para tanto, é necessário que ela tenha parâmetros a seguir, exemplos em que se espelhar.
V. Um cidadão não se envolve em assuntos que não lhe dizem respeito de forma direta. Se uma injustiça é praticada com um estranho, ele deve ignorá-la.

Sobre a ética e a cidadania, assinale o que se afirma é verdadeiro apenas em:

a) I,IIeIV.

b) I,IIeV.

c) II, III e IV.

d) II,IVeV.

e) I,IIeIII. 2011-09-29 15:33:35.459 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 30 – HABILIDADE 15
O Brasil é um país caracterizado pela existência de grandes diferenças regionais, sociais e econômicas. A concentração de renda nas mãos de poucos provoca profundas desigualdades sociais e um número significativos de pessoas que vivem à margem da sociedade. Conquistar a inclusão social é um objetivo a ser alcançado, uma meta a ser atingida.
Sobre a exclusão e a inclusão social analise as afirmativas:

I. O crescimento das atividades econômicas contribui para a formação de uma enorme classe média e, com ela, forma-se um significativo mercado de consumo de massa, gerando emprego e inclusão social.
II. A criação de cotas para os afrodescendentes e indígenas nas universidades públicas é uma medida política de inclusão social.
III. A liberdade jurídica, concedida aos negros escravizados, não foi acompanhada de efetivas oportunidades sociais, razão pela qual muitos afrodescendentes permanecem à margem das conquistas sociais.
IV. As leis promulgadas para eliminar a discriminação racial conseguiram acabar com as manifestações de preconceitos raciais no Brasil.
V. A inclusão de negros, índios e estudantes oriundos de escolas públicas nas universidades públicas, em cotas, foi aceita com a plena concordância das elites sociais do país.

É correto apenas o item:

a) I,II e IV.

b) II,III e V.

c) II, III e IV.

d) I,II e III.

e) I,III e IV. 2011-09-29 15:33:35.467 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 31 – HABILIDADE 16
Entre as diversas conceituações de cultura, uma a define cultura como um "sistema de ideias, conhecimento, técnicas e artefatos, de padrões de comportamento e atitudes que caracterizam uma sociedade". Sobre as diversas manifestações de cultura, seus conceitos e elementos constitutivos, analise as proposições:
I. Os traços culturais representam o menor componente significativo que identifica um comportamento coletivo e tanto pode ser um brinco, uma expressão regional ou um certo tipo de música.
II. É chamada de complexo cultural a união de diversos traços culturais, tal como o sambódromo ou um estádio de futebol.
III. No período medieval a cultura ocidental morreu e renasceu durante a Idade Moderna, devido a influência dos intelectuais humanistas.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I,II e III.

b) I e II.

c) I.

d) II.

e) III. 2011-09-29 15:33:35.471 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 32 – HABILIDADE 25
Texto I
Barão de Cotegipe, que dissera à princesa Isabel, depois da sanção da lei Áurea: "Vossa alteza libertou uma raça, mas perdeu o trono". De fato, a idéia de República conquistou definitivamente as elites econômicas brasileiras muito em função da abolição da escravatura."

Texto II
Somente na Idade Média, com a reestruturação da sociedade européia de acordo com a ordem feudal, a escravidão foi substituída pela servidão, uma forma mais branda, por assim dizer, do trabalho compulsório.

Texto III
Na década de 1890, por exemplo, denunciavam-se em embaixadas estrangeiras as condições de vida a que eram submetidos os imigrantes europeus. Eram obrigados a comprar dos fazendeiros para quem trabalhavam as roupas que usavam, as ferramentas para o trabalho, sua própria alimentação, de modo que, ao fim do mês, em vez de um salário, recebiam uma lista de dívidas, o que os obrigava a continuar trabalhando para os mesmos patrões.

A partir da leitura dos textos, considere as assertivas a seguir:

I. As mudanças nas leis escravistas coincidiram com profundas transformações econômicas que o país atravessava. Enquanto a produção açucareira e os engenhos do Nordeste entravam em franca decadência, a lavoura cafeeira dá novo impulso à economia agroexportadora.
II. Em termos mundiais, a escravidão ressurgiu com o mercantilismo ou capitalismo comercial, concomitantemente à época das grandes navegações. O uso da mão-de-obra escrava em especial do negro africano desenvolveu-se nas colônias de além mar, de países como Espanha, Portugal, Holanda, França e Inglaterra.
III. O trabalho escravo ou semi-escravo continua a existir no Brasil. A prática se mantém em diversos países da África e da Ásia (especialmente na China), mas é de se supor que o trabalho em condições precárias e de grande exploração não esteja presente em países ricos, onde é grande o fluxo de imigrantes, como os Estados Unidos e a União Européia.

É correto o que se afirma apenas em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I,II e III. 2011-09-29 15:33:35.484 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 33 – HABILIDADE 18
Ditador brasileiro preferia a neutralidade
? Túlio Vilela*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Passeatas da UNE exigiam que o Brasil declarasse guerra à Alemanha

As semelhanças entre as ditaduras de Getúlio Vargas, Adolf Hitler I. e Benito Mussolini já foram apontadas por muitos historiadores. O próprio nome Estado Novo foi tirado de outra ditadura européia da época, instituída por Salazar, em Portugal, país que se manteve oficialmente neutro durante a Segunda Guerra.
Também é fato notório que, entre os membros do governo Vargas, havia simpatizantes do Eixo. O mais famoso deles era Filinto Müller, II. chefe de polícia do Distrito Federal e responsável pela deportação de Olga Benário, mulher do líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes, para a Alemanha nazista.
A partir da leitura dos textos, considere as assertivas a seguir:

I. Se havia alguma incoerência no fato de a ditadura de Vargas entrar na guerra ao lado das democracias, haveria mais incoerência ainda numa aliança entre o Brasil e a Alemanha. Seria um absurdo um país multiétnico, de população miscigenada, aliando-se a uma ditadura que pregava a superioridade da raça ariana e a escravização e o extermínio das raças consideradas "inferiores".
II. A ditadura brasileira tinha em comum com o nazismo e o fascismo a perseguição aos comunistas, aconteceu com Luis Carlos Prestes e Plínio Salgado.
III. O nazismo tentou fincar raízes no Brasil. Para isso, montou uma rede de propaganda, com o apoio da UNE (União Nacional dos Estudantes).

É correto o que se afirma apenas em:


a) I. b) I e III. c) II e III. d) I e II. e) I,II e III. 2011-09-29 15:33:35.489 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 34 – HABILIDADE 04
O Brasil rural convive com extremos de pobreza e de riqueza. As técnicas de cultivo e de criação, também, variam do rudimentar ao agronegócio moderno.
O Brasil convive com milhões de trabalhadores sem terra numa situação em que cerca de 40% da área das grandes propriedades agropecuárias não são aproveitadas para o cultivo, para a criação de animais ou qualquer outra atividade econômica.
Como base nos textos e na tabela acima, analise as assertivas:

I. Nas últimas décadas, a modernização do setor agrícola contribuiu para agravar a concentração de terras. Deslocou a população do campo para as cidades, em busca de emprego, ou para outras regiões do país, em busca de terras, para recomeçar uma nova vida. Tanto uma opção como outra contribuíram para agravar os problemas sociais que persistem no Brasil atual.
II. Ao longo da sua história, as terras brasileiras foram controladas por uma elite e, hoje, também, por grandes empresas. A concentração de terras, que condena à tragédia milhões de pessoas, teve início com a ocupação colonial e se arrastou até os dias atuais.
III. O custo da reforma agrária está restrito ao pagamento das terras desapropriadas a serem transferidas ao trabalhador sem terra.
IV. O maior volume de terras distribuídas, neste período mais recente, deveu-se às pressões e manifestações permanentes dos trabalhadores rurais através de sua principal organização, o MST, e da CPT (Comissão Pastoral da Terra), outra importante instituição de apoio aos trabalhadores rurais carentes e de denuncia à violência no campo brasileiro.

É correto o que se afirma apenas em:

a) I e II.

b) III e IV.

c) I,II e IV.

d) II, III e IV.

e) I, II, III e IV. 2011-09-29 15:33:35.501 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 35 – HABILIDADE 28
Considere a distribuição da População Economicamente ativa
Estabelecendo uma relação entre a PEA, apresentado na tabela, e a distribuição da população rural e urbana dos países apresentados, é correto afirmar:

a) O país A apresenta menor produtividade agrícola.

b) O país A é o único urbanizado.

c) Os países A e B são rurais.

d) Os países C e D são tipicamente rurais.

e) O país D é o único país eminentemente rural. 2011-09-29 15:33:35.527 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 36 – HABILIDADE 29
"Mulheres, vocês não devem sair de suas casas. Caso o façam, não devem se vestir como aquelas mulheres que costumam andar com roupas da moda, muito maquiadas e se exibindo para qualquer homem quando o Islã ainda não chegara ao país.
(...) As mulheres não devem atrair a atenção de pessoas nocivas que lhes dirijam olhares maliciosos. As mulheres são responsáveis pela educação e união da família, pela provisão de alimentos e pelo vestuário. Caso precisem sair de casa, devem se cobrir de acordo com a lei da Sharia [lei islâmica]. Se andarem com roupas da moda, ornamentadas, apertadas e atraentes para se exibir, serão condenadas pela Sharia Isl e perderão a esperança de um dia chegar ao paraíso. Serão ameaçadas, investigadas e duramente punidas pela polícia religiosa, assim como os membros mais velhos da família. (...)"
(Apelo às mulheres de Cabul, divulgado pela Rádio Sharia quando o Talibã assumiu o poder no Afeganistão em setembro de 1996.)
"Artigo I Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. Artigo II Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. Artigo VII Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, à igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação."
(Declaração Universal dos Direitos Humanos 1948.)

Tomando como base o fragmento que explicita as recomendações do ex-governo Talibã no Afeganistão (1996-2001) e os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pode-se afirmar que :

a) Existe uma total imcompatibilidade entre os valores culturais ocidentais e a religião islâmica, caracterizando um irreversível "choque de civilizações".

b) A atuação da ONU tem garantido o efetivo cumprimento dos referidos direitos humanos pelo mundo.

c) A natureza dos regimes fundamentalistas islâmicos tem mostrado grandes divergências culturais em relação ao modelo liberal ocidental.

d) A origem burguesa dos valores liberais modernos anula as pretensões universais da declaração da ONU, os quais continuam servindo aos interesses da camada social que os criou.

e) A enorme divergência entre o mundo mulçumano e as sociedades ocidentais deve ser pautada pela tolerância e pelo respeito total quanto às crenças e práticas culturais entre ambos 2011-09-29 15:33:35.568 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 37 – HABILIDADE 30

A foto acima, capturada pelas lentes da câmera de um fotógrafo da agência de notícias Reuters, tornou-se o principal testemunho da repressão do governo chinês à Primavera de Pequim, movimento de jovens estudantes universitários por uma abertura política, na noite de 3 a 4 de junho de 1989, na Praça da Paz Celestial (Tiananmen, em mandarim). No entanto, o governo chinês mantém, até hoje, um silêncio sobre o episódio. Vinte anos depois, o massacre de Tiananmen continua condenado ao esquecimento da sociedade e do governo chineses, mas com a comunidade internacional a aumentar a pressão para que Pequim liberte os participantes nos protestos ainda detidos.

Considerando a fotografia e o texto, analise as afirmações:

I) As autoridades chinesas agem em função das pressões da própria população, visto que o movimento refletia apenas as insatisfações dos estudantes e, portanto, não obteve apoio popular.
II) O uso da repressão e da censura pelo partido comunista chinês é uma estratégia que visa reprimir a memória sobre o movimento e reforçar o poder governamental no país.
III) Tal postura busca não arranhar a imagem da China perante a opinião pública internacional, tendo em vista o engajamento de seu governo nas políticas relacionadas ao cumprimento dos direitos humanos.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I,II e III.

b) I eII.

c) II e III.

d) I.

e) II. 2011-09-29 15:33:35.577 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 38 – HABILIDADE 26

Observando a região serrana acima, um agricultor resolve investir em uma propriedade que tenha as condições mais favoráveis para a agricultura. Com base na figura, encontraremos essa área favorável para cultivo na(s)

a) vertentes A e B, pois ambas possuem as condições de aproveitamento agrícola.

b) vertente A conhecida como sotavento devido a uma vegetação aberta e de pequeno porte, o que favorece o plantio.

c) vertente B, pois os solos são mais espessos, devido ao intemperismo químico, dando condições a uma agricultura variada.

d) vertente B, pois solos são férteis, devido à sua maior profundidade, prevalecendo o intemperismo químico.

e) vertente A, conhecida como barlavento. O agricultor terá uma maior umidade, favorecendo a um grande aproveitamento agrícola. 2011-09-29 15:33:35.589 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 39 – HABILIDADE 09
"Para a felicidade dos viciados em alteração de identidade, em novos começos e nascimentos múltiplos, a internet oferece oportunidades negadas ou interditadas na "vida real". A maravilhosa vantagem dos espaços da vida virtual sobre os espaços "offline"consiste na possibilidade de tornar uma identidade conhecida sem de fato praticá-la.
Os internautas buscam, encontram e aproveitam os atalhos que os levam diretamente do jogo da fantasia à aceitação social(embora, uma vez mais, apenas virtual) do faz de conta. Como sugere Francis Jauréguiberry transferir os experimentos da autoidentificação para o espaço virtual parece uma emancipação das restrições irritantes que preenchem os domínios offline.(...) Não surpreende que com muita frequência, as identidades assumidas durante uma visita ao mundo da internet,de conexões e desconexões instantâneas segundo à vontade do internauta, são do tipo que seria física ou socialmente insustentável offline. São "identidades carnavalescas", mas graças ao laptop ou ao celular, os carnavais, em particular os carnavais privatizados, podem ser usufruídos a qualquer momento em que a própria pessoa escolhe."
(BAUMAN, Zigmunt. Vidas para consumo; a transformaçao das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2008, p. 146-147.)

A partir da análise do fragmento acima, julgue as proposições abaixo:

I. A informática e suas tecnologias possibilitaram uma maior facilidade na troca de informações.
II. As novas ferramentas tecnológicas citadas no texto reforçam o individualismo em detrimento do coletivo.
III. O uso contínuo da internet tem contribuído para reforçar as experiências sociais concretas.

É correto o que se afirma apenas em:

a) I,II e III.

b) I e II.

c) II e III.

d) II.

e) III. 2011-09-29 15:33:35.600 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 40 – HABILIDADE 12
Dados do Censo Brasileiro 2000 mostram que, na última década, o número de favelas tem crescido consideravelmente, com significativa alteração na sua distribuição pelas regiões do País.

Considerando a dinâmica migratória do período, pode-se afirmar que esse processo está relacionado:

a) Ao declínio acentuado da industrialização no Sudeste, que deslocou grandes parcelas da população urbana para outras regiões do país.

b) À ampliação do número de zonas francas de comércio em grandes metrópoles, o que atraiu a população rural para essas áreas.

c) Ao deslocamento das correntes migratórias rurais para os cinturões verdes criados em torno dos centros urbanos.

d) À mudança no destino das correntes migratórias, que passaram a buscar as cidades de médio e grande portes, além de São Paulo e Rio de Janeiro.

e) À instalação, na Região Nordeste, de inúmeras empresas de alta tecnologia, atraindo de volta a população que migrara para o Sudeste. 2011-09-29 15:33:35.607 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 41 – HABILIDADE 08
Considere o papel da técnica no desenvolvimento da constituição de sociedades e as três invenções tecnológicas que marcaram esse processo: invenção do arco e flecha nas civilizações primitivas, da locomotiva nas civilizações do século XIX e da televisão nas civilizações modernas.
A respeito dessas invenções analise as seguintes afirmações:

I. A primeira ampliou a capacidade de ação dos braços, provocando mudanças na forma de organização social e na utilização de fontes de alimentação.
II. A segunda tornou mais eficiente o sistema de transporte, ampliando possibilidades de locomoção e provocando mudanças na visão de espaço e de tempo.
III. A terceira possibilitou um novo tipo de lazer que, envolvendo apenas participação passiva do ser humano, não provocou mudanças na sua forma de conceber o mundo.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I.

b) I e II.

c) I e III.

d) II e III.

e) I,II e III. 2011-09-29 15:33:35.612 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 42 – HABILIDADE 17
Um certo carro esporte é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio. O protótipo é criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos EUA e no México, com componentes eletrônicos inventados em Nova Jérsei (EUA), fabricados no Japão. (...). Já a indústria de confecção norte-americana, quando inscreve em seus produtos ‘made in USA’, esquece de mencionar que eles foram produzidos no México, Caribe ou nas Filipinas.
(Renato Ortiz, Mundialização e Cultura)
O texto ilustra como em certos países produz-se tanto um carro esporte caro e sofisticado quanto roupas que nem sequer levam uma etiqueta identificando o país produtor. De fato, tais roupas costumam ser feitas em fábricas – chamadas “maquiladoras” – situadas em zonas-francas, onde os trabalhadores nem sempre têm direitos trabalhistas garantidos. A produção nessas condições indicaria um processo de globalização que:

a) Fortalece os Estados Nacionais e diminui as disparidades econômicas entre eles pela aproximação entre um centro rico e uma periferia pobre.

b) Garante a soberania dos Estados Nacionais por meio da identificação da origem de produção de bens e mercadorias.

c) Fortalece igualmente os Estados Nacionais por meio da circulação de bens e capitais e do intercâmbio de tecnologia.

d) Reafirma as diferenças entre um centro rico e uma periferia pobre, tanto dentro como fora das fronteiras dos Estados Nacionais.

e) Compensa as disparidades econômicas pela socialização de novas tecnologias e pela circulação globalizada da mão-deobra. 2011-09-29 15:33:35.629 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 43 – HABILIDADE 04
O início do processo de urbanização originou-se com a primeira Revolução Industrial no final do século XVIII, a partir da Inglaterra. A evolução das técnicas agrícolas, trazidas por ela, permitiu que o trabalho humano fosse sendo substituído pela força das máquinas. Isso possibilitou que o êxodo rural se tornasse a maior causa da urbanização nos últimos dois séculos.
I. No século XX, o processo de urbanização se generalizou, ou seja, se espalhou por toda a superfície do planeta. Até meados deste século, o fenômeno da urbanização era lento e circunscrito aos países que primeiro se industrializaram, os chamados países desenvolvidos.
II. O inchaço das cidades gera graves consequências econômicas e sociais nos países, sobretudo aqueles em desenvolvimento, devido à rapidez do processo de urbanização e da carência de infraestruturas urbanas (sistema de transportes, de energia, de água, de esgoto, de saúde e de moradia) para atender a todos os habitantes.
III. Na América Latina e no Caribe, a taxa de urbanização é tão elevada quanto à de países desenvolvidos, na Ásia e na África, o índice não passa de 38%.
IV. A urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e a poluição do ar e da água.

Está correto o que se afirma apenas em:

a) I e II.

b) I,III e IV.

c) I,II e IV.

d) I,II e III.

e) I,II,III e IV. 2011-09-29 15:33:35.647 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 44 – HABILIDADE 13
“A idade da pedra chegou ao fim, não porque faltassem pedras; a era do petróleo chegará igualmente ao fim, mas não por falta de petróleo”.
Xeque Yamani, Ex-ministro do Petróleo da Arábia Saudita. O Estado de S. Paulo, 20/08/2001.

Considerando as características que envolvem a utilização das matérias-primas citadas no texto em diferentes contextos históricogeográficos, é correto afirmar que, de acordo com o autor, a exemplo do que aconteceu na Idade da Pedra, o fim da era do Petróleo estaria relacionado:

a) Ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de novas fontes de energia.

b) À redução e esgotamento das reservas de petróleo.

c) Ao desenvolvimento dos transportes e consequente aumento do consumo de energia.

d) Ao excesso de produção e consequente desvalorização do barril de petróleo.

e) À diminuição das ações humanas sobre o meio ambiente. 2011-09-29 15:33:35.649 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 45 – HABILIDADE 24
I. A situação de um trabalhador: Paulo Henrique de Jesus está, há quatro meses, desempregado. Com o Ensino Médio completo, ou seja, 11 anos de estudo, ele perdeu a vaga, que preenchia há oito anos, de encarregado numa transportadora de valores, ganhando R$800,00. Desde então, e com 50 currículos já distribuídos, só encontra oferta para ganhar R$300,00, um salário mínimo. Ele aceitou trabalhar por esse valor, sem carteira assinada, como garçom, numa casa de festas, para fazer frente às despesas. (O Globo, 20/07/2005.)
II. Uma interpretação sobre o acesso ao mercado de trabalho: Atualmente, a baixa qualificação da mão-de-obra é um dos responsáveis pelo desemprego no Brasil.

A relação que se estabelece entre a situação (I) e a interpretação (II) e a razão para essa relação aparece em:

a) II explica I Nos níveis de escolaridade mais baixos, há dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.

b) I reforça II Os avanços tecnológicos da Terceira Revolução Industrial garantem somente o acesso ao trabalho para aqueles de formação em nível superior.

c) II complementa I O longo período de baixo crescimento econômico acirrou a competição, e pessoas de maior escolaridade passam a aceitar funções que não correspondem a sua formação.

d) II justifica I O desemprego estrutural leva à exclusão de trabalhadores com escolaridade de nível médio incompleto.

e) I desmente II O mundo globalizado promoveu desemprego especialmente para pessoas entre 10 e 15 anos de estudo