QUESTÃO 01 – HABILIDADE 19
“... Uma consequência pouco conhecida da presença de gás carbônico (CO2) no ar é a acidificação da água. Os oceanos absorvem o gás do efeito estufa, naturalmente; na verdade, eles podem reter aproximadamente um terço do gás carbônico liberado na atmosfera por atividades humanas. Quando a CO2 se dissolve na água, forma um ácido carbônico, a mesma substância encontrada em bebidas gasosas. Novas pesquisas sugerem que a acidez de água do mar pode estar aumentando mais rapidamente do que previam os modelos climáticos.”
(Scientific American, março 2009 p. 23)
A respeito das informações contidas no texto, pode-se propor como alternativa para a diminuição do processo de acidificação dos oceanos:

a) Estimular o uso de transporte coletivo tais como ônibus, trem, metrô etc.

b) Taxar as indústria que emitem gás carbônicos em alguma etapa de seus processos de produção.

c) Incentivar o uso de biodiesel em substituição à gasolina.

d) diminuir as políticas de reflorestamento e sustentabilidade ambiental.

e) Potencializar o processo de reforma catalítica do petróleo. 2011-09-29 15:33:06.686 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 02 – HABILIDADE 12
“Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica, chaminés altas lançam no ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).
Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais, como esculturas em pedra-sabão (contém carbonatos), grades de ferro em edifícios, plantações de hortaliças. Em relação ao danos causados pela chuva ácida, foram propostas as seguintes ações:

I. Colocação de filtros eficientes nas chaminés das fábricas.
II. Diminuição dos impostos sobre as fábricas poluentes.
III. Fiscalização eficiente sobre grandes poluidores.

Por um meio ambiente mais saudável é correto o que se afirmar apenas em:

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e III.

e) I,IIeIII. 2011-09-29 15:33:06.697 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 03 – HABILIDADE 14
Empresas criam programas para detectar e ajudar os funcionários viciados em substâncias químicas. Com essa manchete, a revista "Veja", de 4/7/2001, divulga uma matéria sobre "As Drogas no trabalho". Com relação ao tipo, uso e consequências das drogas, assinale a proposição correta.

  a) As drogas que usualmente chamamos de "drogas psicotrópicas" são aquelas que agem sobre o sistema nervoso do indivíduo, modificando sua maneira de sentir, pensar ou agir. 

b) O uso contínuo da maconha pode determinar dificuldades de aprendizagem e de memorização, mas não pode ocasionar, como o fumo, problemas respiratórios.

c) A cocaína e o crack são drogas que não têm alto poder de dependência, mas quando consumidos em grandes quantidades, podem provocar a morte por parada cardíaca.

d) O consumo de bebidas alcoólicas produz uma sensação de bem-estar, sem comprometer a saúde das pessoas.

e) A heroína e outras drogas injetáveis, embora não causem dependência química, representam risco de contágio pelo vírus HIV.  2011-09-29 15:33:06.704 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 04 – HABILIDADE 18
Maçã elimina mau cheiro.
“Hábito é comum em lojas de automóveis usados. Químico afirma que é característica da fruta acabar com certas odores, como o de cigarro.
...de acordo com o professor de química da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Luiz Novazzi, isso ocorre porque a maçã apresenta uma característica adsorvente. Na adsorção, uma molécula de uma substância (adsorbato) adere sobre uma superfície (adsorvente) em virtude das forças de atração. Moléculas de impurezas que estão em fase gasosa no interior do carro, como cheiro de cigarro, são adsorvidas sobre a superfície da maçã.”

Acerca do tema em questão, assinale a alternativa verdadeira:

a) O processo de adsorção descrito independe da temperatura.

b) O processo de adsorção descrito pode ser denominado de catálise heterogênea.

c) O processo de adsorção descrito pode ser potencializado aumentado-se a superfície de contato.

d) O processo em questão é uma catálise homogênea.

e) O processo descrito é denominado de quimissorção. 2011-09-29 15:33:06.711 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 05 – HABILIDADE 10
O BICHO
“Vi ontem um bicho
na imundície do pátio
catando comida entre os detritos.

Quando encontrava alguma coisa,
não examinava, nem cheirava,
engolia com voracidade

O bicho não era um cão,
não era um gato,
não era um rato.
O bicho, meu Deus,
era um homem.”

Manuel Bandeira

“A ciência não tem sentido senão quando serve aos interesses da humanidade” Einstein

Lixões. É como chamamos os locais onde o lixo urbano é amontoado a céu aberto. Não mereceria nome melhor. Nesses depósitos, os resíduos são simplesmente amontoados, sem nenhuma medida de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Associe as causas aos efeitos que os lixões geram ao meio ambiente e à sociedade.

CAUSA
1. Apodrecimentos de frutas.
2. Descarte de objetos cortantes e contaminados.
3. Descarte de objetos plásticos e esgotos.
4. Descarte de metais pesados (Hg, Pb).

EFEITOS
I. maré avermelhadas, morte de cardumes e reações alérgicas em algumas pessoas.
II. Proliferação de bactérias e aparecimento de mosquito, baratas e ratos.
III. Decomposição lenta e doenças infecciosas.
IV. Contribuir para o efeito estufa e causador de problema no sistema nervoso, perda de memória e problemas cardiovasculares.

a) 1-I,2-II,3-III,4-IV.

b) 1-II,2-III,3-I,4-IV.

c) 1-IV,2-I,3-II,4-III.

d) 1-III,2-II,3-IV,4-I.

e) 1-II,2-IV,3-III,4-I. 2011-09-29 15:33:06.723 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 06 – HABILIDADE 11
“Transgênicos são plantas, animais ou microorganismos cujo código genético foi modificado, em laboratório, por processo de biotecnologia. São também conhecidos como OGMs (organismos geneticamente modificados) geralmente, a modificação consiste na inserção de um gene de outra espécie, com o objetivo de conferir ao OGM alguma característica interessante do ponto de vista econômico, como maior produtividade ou maior resistência a pragas. Se o caso dos transgênicos fosse levado a julgamento com acusação de trazer malefícios à saúde e você fosse nomeado como defensor dessa causa, qual das alternativas abaixo você utilizaria como um bom argumento de defesa:

a) São inofensivos aos seres humanos, apesar de poder em cruzar acidentalmente com espécies comuns, transmitindo suas características genéticas.

b) Diminuem os custos de produção da agricultura, pois, sendo mais resistentes, necessitam de menores quantidades de fertilizantes e defensivos, causando menos danos ao ambiente."

c) Não querem testar os transgênicos porque sabem que os efeitos colaterais vão aparecer."

d) Não há provas que os incriminem (mais de quinhentos testes foram realizadas sem que fossem descobertos efeitos nocivos), podendo ser produzidos e consumidos em grande escala por todos.

e) Existem pessoas alérgicas a camarão, soja, leite... É por isso que as proteínas dos transgênicos são comparadas a similares encontradas em outros países, portanto, apresentam as mesmas funções, para se saber se podem provocar alergia." 2011-09-29 15:33:06.726 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 07 – HABILIDADE 26
Um dos grandes geógrafos do mundo, Malthus, fez uma previsão catastrófica para a humanidade na Idade Contemporânea: A população humana iria crescer em PG enquanto a produção de alimentos iria crescer em PA, causando a morte de bilhões de pessoas por falta de alimentos. Entretanto, uma descoberta na Química iria impedir essa previsão: o processo de produção de amônio em larga escala. Esse processo ficou conhecido como método de Haber-Bosch e consiste em submeter os gases nitrogênio e oxigênio a grandes pressões, segundo a reação:

Com relação às informações acima, analise os itens a seguir:
I. A produção da amônia em escala industrial tornou viável a produção também em larga escala de fertilizantes nitrogenados, propiciando uma maior produção de alimentos.
II. O baixo rendimento da reação, indica que ela é de má qualidade e não se adequa à produção de fertilizantes.
III. Uma das grandes implicações ambientais do processo de Halber-Boch foi a devastação de muitas florestas nativas para aumentar as áreas cultiváveis, visando a uma maior produção de alimentos à base de fertilizantes.
IV. A produção da amônia ocorre com fornecimento de energia, como indica a variação de entalpia, na reação descrita acima.

Após a análise dos itens acima, indique a opção correta.

a) Apenas os itens I e IIII são falsos.

b) Apenas o item IV é verdadeiro.

c) Apenas os itens II e IV são falsos.

d) Apenas o item I é falso.

e) Apenas o item III é verdadeiro. 2011-09-29 15:33:06.728 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 08 – HABILIDADE 27
A poluição atmosférica torna o ar nocivo e impróprio à saúde humana e à vida de plantas e animais. Alguns dos principais poluentes, que ganharam destaque entre os cientistas no século XX são monóxido de carbono, que é originado da queima de combustíveis fósseis e impede o transporte de oxigênio no sangue, e os óxidos de enxofre, causadores de doenças cardiovasculares, que são lançado na atmosfera de modo semelhante ao atraído anteriormente. Com relação aos impactos ambientais causados por esses poluentes, assinale a opção incorreta.

a) Regiões industriais com base energética carbonífera apresentam elevados índices de alcalinidade na água.

b) A instalação de filtros captadores de CO(g) nos motores de automóveis movidos a querosene pode atenuar os riscos de asfixia por CO(g) em certos locais como túneis metropolitanos.

c) Na região do quadrilátero ferrífero em Minas Gerais, tradicional pela indústria siderúrgica, ocorreu queda nos índices de infarto do miocárdio, devido à instalação de chaminés captadoras de partículas sulfurosas.

d) Uma boa alternativa para diminuir os impactos desses poluentes na atmosfera é a introdução de automóveis movidos a combustíveis renováveis, como é o caso do etanol brasileiro.

e) A utilização de combustíveis renováveis como etanol pode representar um paradoxo. Se, por um lado, diminui os impactos causados pela queima do CO(g), SO2(g) e SO3(g), por outro, pode acentuar o efeito estufa, devido à liberação de CO2(g) na atmosfera, durante sua combustão completa. 2011-09-29 15:33:06.731 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 09 – HABILIDADE 08
Um dos problemas do livro está justamente na sua elevada produção, representando um grande desperdício de recursos naturais. Uma possível alternativa para esse problema é o uso racional dos bens de consumo, a fim de reduzir a produção de resíduos sólidos. Nesse sentido, é fundamental que haja uma mudança de hábito de consumo da população para diminuir a quantidade de lixo produzida e, consequentemente, os seus efeitos ambientais. Em relação ao reaproveitamento dos materiais, assinale a alternativa incorreta que associa material, matéria-prima, processo de reciclagem, processo de produção e vantagem de reciclagem.


2011-09-29 15:33:06.735 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 10 – HABILIDADE 02
Os polímeros são moléculas de grande massa molecular e vêm sendo cada vez mais utilizados em substituição a materiais tradicionais como, por exemplo, o vidro, a madeira, o algodão e o aço na fabricação dos mais diferentes produtos. Os polímeros são obtidos pela combinação de um número muito grande de moléculas relativamente pequenas chamadas monômeros. Os monômeros de alguns importantes polímeros são apresentados a seguir:
Com relação aos monômeros acima citados, marque a alternativa correta:

a) O náilon, por ter em seu monômero o grupo funcional que caracteriza um ácido carboxílico, é um dos principais materiais utilizados na transmissão de corrente elétrica.

b) O polipropileno é um importante material utilizado na transmissão de impulsos elétricos, o que justifica a sua larga aplicação na fabricação de fibras ópticas.

c) Os polímeros são obtidos através de um número muito pequeno de moléculas.

d) A baquelita possui em seu monômero um carbono sp, desta maneira é um excelente condutor de corrente elétrica.

e) O dracon participa da industrialização de tecidos e, no seu monômero conseguimos identificar a função éster. 2011-09-29 15:33:06.762 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 11 – HABILIDADE 04
O Curtimento químico é um processo que benficia o couro cru, deixando-o útil para a indústria e o atacado. Atualmente a substância mais utilizada pelos curtumes é o Cromo III. Esta escolha se dá pela maior agilidade no processo de curtimento, barateando os custos, e tornando-o comercial para todo o planeta, já que, com muita facilidade, encontram-se couros de diversas nacionalidades viajando pelo mundo, porém este produto é o maior vilão desta indústria , pois é tóxico e necessita de grande tempo para sua total absorção pela natureza.
O processo de acidificação e curtimento consiste em misturar o couro com ácidos inorgânicos para se acertar o pH das peles, iniciando-se posteriormente o processo de curtimento que é a conservação do couro pela mistura de substâncias Tanantes minerais (Cromo, Alumínio etc..) ou vegetais.

Com relação ao texto acima, marque a alternativa correta.

a) O Al(OH)3 é um ácido inorgânico e pode ser utilizado para acertar o pH das peles.

b) O processo de recuperação do cromo III através de extração/ reextração utilizando microemulsões, é importante na manutenção dos efluentes, que acarretará o na descontaminação dos solos e rios próximos ao curtume.

c) O alumínio, por ser um metal, possui uma elevada energia de ionização.

d) As peles possuem um pH ácido.

e) O processo de adição de cromo ao couro é economicamente inviável, pois é muito caro 2011-09-29 15:33:06.764 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 12 – HABILIDADE 03
Uma história muito intrigante começou a ser criada no cemitério onde Alan Kardec havia sido sepultado. Algumas pessoas defendiam com muita convicção que os vapores que emanavam da tumba de Alan Kardec eram provenientes do seu espírito que estava saindo do túmulo. Posteriormente alguns cientistas examinaram durante semanas o túmulo em diferentes horários e constataram que os vapores emanados eram de um composto chamado de fosfina (PH3). Esse composto é formado pelo fósforo, principal integrante de uma alimentação à base de peixes, desmistificando desta forma esses vapores que eram vistos.
Com relação ao texto acima, marque a opção correta.

a) A fosfina é uma molécula apolar.

b) A fosfina está presente no solo e não no corpo de Alan Kardec.

c) A grande concentração de fósforo no corpo de Alan Kardec era oriunda de sua alimentação a base de peixe, por isso a produção excessiva de fosfina.

d) O fósforo na molécula da fosfina não obedece à regra do octeto.

e) A geometria da molécula da fosfina é trigonal plana. 2011-09-29 15:33:06.767 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 13 – HABILIDADE 14
Considere o texto abaixo para responder a questão abaixo.

  O HPV que se cuide
Vacinas terapêuticas contra o vírus do papiloma humano – voltadas a mulheres já infectadas – estão sendo testadas em humanos e poderão, em breve, chegar ao mercado. Hoje, apenas duas vacinas profiláticas contra o vírus estão disponíveis.

  Por: Gabriela Reznik
Publicado em 18/08/2011 | Atualizado em 18/08/2011

  Em meados de 2006, a primeira vacina preventiva contra o vírus do papiloma humano (HPV) foi aprovada para comercialização em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Desde então, a principal investida científica de combate ao vírus e ao câncer de colo de útero tem sido no âmbito da vacinação – tanto profilática quanto terapêutica.
No Centro de Pesquisa Alemão sobre o Câncer, em Heidelberg (Alemanha), onde foi desenvolvida a vacina pioneira, pesquisadores trabalham desde 2001 numa vacina terapêutica que visa à imunização de pacientes infectados pelo HPV 16. Dos 120 tipos conhecidos, este é associado à metade dos casos de câncer cervical no mundo. (...)
Enquanto as vacinas profiláticas focam no estímulo à produção de anticorpos contra o envoltório viral, as vacinas terapêuticas incitam uma maior produção de linfócitos – células imunológicas – que atacam as células infectadas, infiltram-se no tumor e reduzem o seu volume. No estudo, coordenado pelo oncologista Lutz Gissmann, após receberem a vacina, camundongos produziram um grande número de linfócitos. Mas sua capacidade de infiltração e redução do tumor foi bem-sucedida apenas para estágios iniciais da infecção – quando os tumores têm até 25 mm2. Já os tumores maiores, de 300 a 400 mm2, não regrediram. (...)
Na primeira fase de testes em humanos, a vacina será aplicada em cerca de 40 mulheres em estágio terminal, já que o objetivo será avaliar seu grau de segurança e imunogenicidade. Essa etapa será patrocinada por uma empresa farmacêutica privada. (...)
Na primeira fase clínica, foram imunizadas 20 voluntárias. Três meses após a vacinação, cinco tiveram regressão completa da lesão e, em quatro, o vírus não era mais detectável. Após um ano, nove dos 11 pacientes restantes apresentaram resposta positiva.

  Já nas prateleiras
As únicas duas vacinas contra o HPV aprovadas até agora para a comercialização são profiláticas: a britânica Cervarix (comercializada em 99 países) e a norte-americana Gardasil (em 128 países). A primeira protege contra os tipos 16 e 18 e a segunda, além desses dois, aos tipos 6 e 11. Ambas são destinadas à faixa etária de 9 a 26 anos, com indicação prioritária para meninas de 11 e 12 anos.

  Gabriela Reznik
Ciência Hoje On-line

Em relação ao texto, pode-se dizer que,

  a) com a primeira vacina curativa contra o vírus do papiloma humano (HPV) que surgiu em meados de 2006, as mulheres não precisam mais se preocupar com relação ao câncer de colo uterino.

b) o HPV 16 é o grande responsável por todos os casos de câncer cervical no mundo.

c) a profilaxia depende diretamente da produção de linfócitos estimulada pela vacina.

d) no momento em que as células são infiltradas pelos anticorpos.

e) é importante focar na prevenção, especialmente, para meninas que irão entrar em idade reprodutiva. 2011-09-29 15:33:06.782 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 14 – HABILIDADE 14
"Um trocadilho interessante é que, quem tem medo de água, tem medo de si próprio!"
No século XX, estudos de nutrição animal e vegetal avançaram nas áreas do conhecimento bioquímico e fisiológico. A partir destes conhecimentos, a composição do corpo humano foi elucidada, contendo 93% de três elementos oxigênio, carbono e hidrogênio e 6,1% de nitrogênio, fósforo, cálcio, ferro, vitaminas, sais minerais e outros. Observou-se que a composição dos alimentos é semelhante à do corpo humano. Através dessas descobertas, podese estimar quais as substâncias vitais para a alimentação humana: água, sal, carboidratos (glicídios), compostos nitrogenados que contêm aminoácidos (proteínas), ácidos graxos (lipídios), fibras, sais minerais e vitaminas, para suprir as necessidades diárias de um ser humano, oferecendo fontes plásticas, energéticas e reguladoras. Nossa necessidade de calorias (unidade de calor que é necessária para variar um grau à temperatura de um grama de água destilada) é uma média de 2.500 Kcal diárias, média para um adulto, com aproximadamente 70 Kg, que realiza um trabalho moderado. Mas o mais importante que é quase 80 % de nosso corpo, sim oitenta por cento, é água pura. Somos na realidade água ambulantes, por isso a necessidade de tomarmos muita água como os médicos recomendam, porque somos água e precisamos repor o que perdemos!
Sabendo que nosso organismo utiliza como principal forma de armazenamento de energia os lipídios, marque a alternativa correta:

a) Os carboidratos seriam a melhor forma de armazenamento de energia,no corpo humano,pois se tratam de compostos hidrofóbicos.

b) Os lipídeos são uma forma de armazenamento de energia, muito eficaz, devido ao fato de poder interagir com as moléculas de água no nosso organismo, pois são compostos hidrofílicos.

c) as moléculas de água poderiam ser utilizadas no nosso organismo como fonte principal de energia.

d) Os carboidratos não são uma forma viável de se guardar grande quantidade de energia em nosso corpo, devido ao fato de que seu caráter hidrofílico causaria um aumento muito grande na nossa massa corporal.

e) uma forma alternativa de se armazenar energia no nosso organismo, seria na forma de hidratos de carbonos, já que se tratam de compostos com baixa afinidade por água. 2011-09-29 15:33:06.785 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 15 – HABILIDADE 12
“Treze toneladas de ácido sulfúrico fumegante foram despejadas ontem, no rio Paraíba, em decorrência de um acidente envolvendo dois caminhões no km 17,5 da via Dutra, na divisão de São Paulo com o Rio de Janeiro, município de Queluz.
Com o choque, o tanque furou, provocando vazamento do ácido, atingindo o rio Claro, afluente do Paraíba. A regional da Cetesb, em Taubaté, foi comunicada, mas quando seus técnicos chegaram ao local depararam com soldados do corpo de Bombeiros que jogaram água sobre o ácido tentando limpar a pista, o que fez com que uma maior quantidade de líquido fosse carregado para o rio. A solução foi derramar cal sobre a área para neutralizar o efeito altamente corrosivo do produto, que já havia queimado toda a vegetação das margens da rodovia.”
O texto anterior refere-se a um acidente ecológico noticiado pelos jornais. Diante da situação, um usuário da via elaborou as seguintes propostas:

I. A utilização de uma base forte como a soda cáustica seria mais apropriada do que a utilização de cal, pois seu manuseio é menos arriscado.
II. A vegetação queimada pode ser recuperada facilmente pela adição de fertilizantes.
III. Uma das atitudes a ser tomada para minimizar os impactos ao meio ambiente é recuperar a vegetação queimada.

Sobre as propostas anteriores é correto o que se afirma apenas em:

a) III.

b) II e III.

c) I e II.

d) I.

e) II. 2011-09-29 15:33:06.788 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 16 – HABILIDADE 22
A Usina Nuclear de Angra dos Reis – Angra II – está projetada para uma potência de 1309 MW. Apesar de sua complexidade tecnológica, é relativamente simples compreender o princípio de funcionamento de uma usina nuclear, pois ele é similar ao de uma usina térmica convencional.
Sobre o assunto, considere as afirmativas apresentadas abaixo.

I. Na usina térmica, o calor gerado pela combustão do carvão, do óleo ou do gás vaporiza a água em uma caldeira. Esse vapor aciona uma turbina acoplada a um gerador, e este produz eletricidade.
II. O processo de fusão nuclear utilizado em algumas usinas nucleares é semelhante ao processo da fissão nuclear. A diferença entre os dois está na elevada temperatura para fundir o átomo de Urânio-235.
III. Na usina nuclear, o calor é produzido pela fissão do átomo do Urânio-235 por um nêutron no núcleo do reator.
IV. Na usina nuclear, o calor é produzido pela reação em cadeia da fusão do átomo do Urânio-235 com um nêutron.

É correto que se afirma apenas em:

a) I e III.

b) II, III e IV.

c) I,II e IV.

d) II e III.
e) III e IV. 2011-09-29 15:33:06.797 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 17 – HABILIDADE 17
As velocidades de crescimento vertical de duas plantas A e B, de espécies diferentes, variaram em função do tempo decorrido após o plantio de suas sementes, como mostra o gráfico.
É possível afirmar que:

a) A atinge uma altura final maior do que B.

b) A e B atingem a mesma altura final.

c) B atinge uma altura final maior do que A.

d) A e B atingem a mesma altura no instante t0.

e) A e B mantêm altura constante entre os instantes t1 e t2. 2011-09-29 15:33:06.800 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 18 – HABILIDADE 10
A usina termoelétrica é uma instalação industrial que serve para gerar energia através da queima de combustíveis fósseis. Essas usinas funcionam da seguinte maneira:
• Primeiramente aquece-se uma caldeira com água, que será transformada em vapor, cuja força irá movimentar as pás de uma turbina que, por sua vez, movimentará o um gerador.
• Uma maneira de se aquecer o caldeirão é através da queima de combustíveis fósseis (óleo, carvão, gás natural). Após a queima, eles são soltos na atmosfera causando grandes impactos ambientais.
• Após o vapor ter movimentado as turbinas, ele é enviado a um condensador para ser resfriado e transformado em água líquida para ser reenviado ao caldeirão novamente, para um novo ciclo. Esse vapor pode ser resfriado utilizando água de um rio, um lago ou um mar, mas causa danos ecológicos devido ao aquecimento da água e, consequentemente, uma diminuição do oxigênio.
De acordo com as informações acima, analise as proposições abaixo:

I. O impacto causado por esta modificação no ambiente consiste no alagamento de florestas cujas áreas nem sempre tiveram suas espécies animais e vegetais estudadas.
II. É possível que uma determinada espécie de peixe, que habite uma área muito restrita, possa ter sua extinção decretada pela instalação da usina naquela região.
III. No uso de usinas termelétricas movidas por carvão, a agressão ambiental, lançando-se gases na atmosfera, não contribui diretamente para a modificação do ambiente local. Isto porque os gases são levados para outras regiões.

Após a leitura atenta das proposições, conclui-se acertadamente que:

a) I e II estão corretas.

b) I e III estão falsas.

c) I, III estão corretas.

d) II, III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas. 2011-09-29 15:33:06.811 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 19 – HABILIDADE 23
A usina termoelétrica é uma instalação industrial que serve para gerar energia através da queima de combustíveis fósseis. Essas usinas funcionam da seguinte maneira:
• Primeiramente aquece-se uma caldeira com água, que será transformada em vapor, cuja força irá movimentar as pás de uma turbina que, por sua vez, movimentará o um gerador.
• Uma maneira de se aquecer o caldeirão é através da queima de combustíveis fósseis (óleo, carvão, gás natural). Após a queima, eles são soltos na atmosfera causando grandes impactos ambientais.
• Após o vapor ter movimentado as turbinas, ele é enviado a um condensador para ser resfriado e transformado em água líquida para ser reenviado ao caldeirão novamente, para um novo ciclo. Esse vapor pode ser resfriado utilizando água de um rio, um lago ou um mar, mas causa danos ecológicos devido ao aquecimento da água e, consequentemente, uma diminuição do oxigênio.
Uma solução para reduzir o impacto ambiental decorrente do aquecimento da água é:

a) Construir uma câmara frigorífica com o intuito de reduzir a temperatura da água.

b) Reaproveitar a água aquecida na irrigação agrícola.

c) Manter a água em um recipiente fechado não devolvendo para o meio ambiente.

d) Construir uma cascata para que a água, ao cair entre em contato com o ar mais frio, resfriando-se e absorvendo oxigênio da atmosfera.

e) Devolver a água quente de volta para a caldeira da usina. 2011-09-29 15:33:06.832 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 20 – HABILIDADE 22
A usina termoelétrica é uma instalação industrial que serve para gerar energia através da queima de combustíveis fósseis. Essas usinas funcionam da seguinte maneira:
• Primeiramente aquece-se uma caldeira com água, que será transformada em vapor, cuja força irá movimentar as pás de uma turbina que, por sua vez, movimentará o um gerador.
• Uma maneira de se aquecer o caldeirão é através da queima de combustíveis fósseis (óleo, carvão, gás natural). Após a queima, eles são soltos na atmosfera causando grandes impactos ambientais.
• Após o vapor ter movimentado as turbinas, ele é enviado a um condensador para ser resfriado e transformado em água líquida para ser reenviado ao caldeirão novamente, para um novo ciclo. Esse vapor pode ser resfriado utilizando água de um rio, um lago ou um mar, mas causa danos ecológicos devido ao aquecimento da água e, consequentemente, uma diminuição do oxigênio.
Durante o processo de geração de energia elétrica representado na figura ocorre uma série de fenômenos físicos. Assinale a opção incorreta:

a) O vapor de água aquecido sobe por convecção até a turbina.

b) O gerador converte energia cinética em energia elétrica.

c) O condensador absorve o calor do vapor, transferindo-o para a torre de resfriamento, onde é dissipado para o meio ambiente.

d) No reator ocorre a transformação da energia das ligações químicas do combustível em energia cinética nas moléculas de água.

e) É possível que, nesse processo, toda a energia térmica gerada no reator seja totalmente transformada em energia elétrica. 2011-09-29 15:33:06.834 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 21 – HABILIDADE 05
Quando compramos uma bateria, devemos especificar a sua tensão e a carga máxima que ela armazena. Um grupo de campistas comprou uma bateria de 12 volts com carga máxima de 50 ampères-hora; isto é, uma bateria que suporta uma corrente elétrica de intensidade 50 A durante 1 h ininterrupta, para iluminar o acampamento. Considere que o acampamento possui uma lâmpada de 12 V – 20 W e que deverá permanecer ligada 10 h por dia. De acordo com as especificações da bateria, podemos afirmar que este acampamento permanecerá iluminado:

a) 1 dia

b) 2 dias

c) 3 dias

d) 4 dias

e) 5 dias 2011-09-29 15:33:06.840 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 22 – HABILIDADE 01
Microondas são ondas eletromagnéticas com frequência na faixa de 109 Hz a 1012 Hz. Descobriu-se que ondas eletromagnéticas de 2,45 x 109 Hz provocavam o aquecimento da água. Isto ocorre pelo fato de as moléculas de água serem fortemente polares e, ao se alinharem com o campo elétrico das ondas, passarem a vibrar intensamente, acompanhando as inversões periódicas desse campo. A transferência dessas vibrações às moléculas vizinhas pelo atrito provoca o aquecimento do corpo. O fenômeno ondulatório que justifica o aquecimento da água no forno microondas é:

a) a reflexão

b) a refração

c) a difração

d) a ressonância

e) a interferência 2011-09-29 15:33:06.849 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 23 – HABILIDADE 06

Leia com atenção o texto retirado do manual de funcionamento de uma geladeira.
Instalação:
Escolher o Local Instale o seu refrigerador em um local arejado que não permita a incidência direta de raios solares, distante de fontes e calor (fogão, fornos, etc.) e produtos inflamáveis.
Não instale seu refrigerador ao ar livre. Para o posicionamento definitivo do refrigerador, respeite as distâncias mínimas recomendadas:
Em cima: 10 cm
Ao lado: 3 cm
Atrás: 10 cm
Verifique se o espaço deixado na frente do refrigerador é suficiente para permitir a abertura completa da porta.

Baseado nas informações contidas no manual analise as afirmações:

I. A instalação deve ser feita distante de fontes de calor, como o fogão, para evitar a absorção de energia térmica, o que cau- saria um eventual aumento de consumo de energia elétrica.
II. Com relação ao posicionamento do refrigerador, as distâncias mínimas devem ser respeitadas para que o fluxo de ar frio ocorra no sentido ascendente, para o resfriamento do sistema.
III. A instalação da geladeira sem respeitar as dimensões mínimas implicará num aumento do consumo de energia devido à impossibilidade de dissipar o calor absorvido dos alimentos no meio ambiente.

É correto que se afirma apenas em:

a) IeIII.

b) IeII.

c) II e III.

d) I.

e) III. 2011-09-29 15:33:06.854 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 24 – HABILIDADE 20
Observando, em sua casa, as gotas de chuvas que caiam em frente de uma janela, um ilustrador, com bons conhecimentos de Física e relembrando as fotografias estroboscópicas, procurou representar no desenho abaixo.
I. As gotas caindo em Movimento Retilíneo Uniforme.
II. Um vento lateral provocando uma inclinação no movimento das gotas.
III. O movimento das gotas devido apenas à ação do campo gravitacional.

Em relação as afirmações acima, podemos dizer que:

a) Todas as afirmações são corretas.

b) Apenas a II e III são incorretas.

c) Apenas II e III são corretas.

d) Apenas I é incorreta.

e) Apenas III é incorreta. 2011-09-29 15:33:06.875 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 25 – HABILIDADE 05
Considere duas lâmpadas A e B, que somente não são idênticas pelo fato de o filamento de B ser mais grosso que o filamento de A. Se cada uma estiver sujeita a uma ddp de 110 volts:
a) A será mais brilhante, pois tem maior resistência.

b) B será mais brilhante, pois tem menor resistência.

c) B será mais brilhante, pois tem maior resistência.

d) A será mais brilhante, pois tem menor resistência.

e) Ambas terão o mesmo brilho. 2011-09-29 15:33:06.878 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 26 – HABILIDADE 14
O calor e o corpo humano.
O corpo humano, como toda máquina em funcionamento, produz calor, portanto deve, de alguma forma, ser arrefecido, ou seja, resfriado. Ao contrário de muitas máquinas que podem trabalhar sob uma variada faixa de temperatura, o homem deve manter a temperatura central do corpo (caixa toráxica e abdome) numa faixa de 36,7°C e 37°C, portanto só podemos admitir uma variação de apenas ± 0,3°C (exceto em situação febril). Note que um ser humano pode permanecer nu (temperatura cutânea) em uma faixa de temperatura que vai dos 13°C aos 70 °C, e, mesmo assim, sua temperatura corporal central é mantida praticamente constante. A temperatura cutânea tende a variar de acordo com o ambiente onde estamos, mas a temperatura central deve, a qualquer custo, ser mantida dentro da faixa citada acima. Em virtude de alguns lugares terem a amplitude térmica muito alta(diferença entre a mínima e máxima temperatura do dia), observamos a necessidade de se manter a temperatura central do corpo fazendo uso de alguns agasalhos que possibilitam:

I. que não haja troca de calor entre o corpo e o ambiente, permitindo que o corpo, na temperatura mais baixa do ambiente, permaneça aquecido, mantendo assim o equilíbrio térmico corporal.
II. que o ser humano não fique sujeito à máxima amplitude térmica suportável que é 57°C.
III. que haja a condução, a convecção e a irradiação de calor do corpo para o ambiente. Processos fundamentais para a conservação da temperatura de qualquer corpo na natureza.

É correto que se afirma apenas em:

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) II e III.

e) I,II e III. 2011-09-29 15:33:06.881 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 27 – HABILIDADE 01
O eletrocardiograma é um dos exames mais comuns da prática cardiológica. Criado no início do século XX, é utilizado para analisar o funcionamento do coração em função das correntes elétricas que nele circulam. Uma pena ou caneta registra a atividade elétrica do coração, movimentando-se transversalmente ao movimento de uma fita de papel milimetrado, que se desloca em movimento uniforme com velocidade de 25 mm/s. A figura abaixo mostra parte de uma fita de um eletrocardiograma.
Sabendo-se que uma contração do coração está associada a cada pico maior, a freqüência cardíaca dessa pessoa, em batimentos por minuto, é:

a) 60

b) 80

c) 75

d) 95

e) 100 2011-09-29 15:33:06.883 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 28 – HABILIDADE 21

Muitas vezes, quando vamos ao posto de gasolina para encher o tanque, aproveitamos a ocasião para calibrar (encher ou esvaziar) os pneus. Isto é essencial, pois sabemos que existe um ponto ideal de pressão de ar, tanto para maximizar a tração do automóvel como para minimizar o desgaste excessivo dos pneus. Normalmente, as fábricas de automóvel, em conjunto com a fábrica de pneus, sugerem uma determinada pressão colocada no manual do proprietário, que indica para um determinado automóvel, 28 psi (libraforça/polegada2) de pressão – esta unidade é conveniente, pois oferece valores adequados para memorização. Sabendo que 1,0 libra vale 0,453 kg e 1 pol vale 2,54 x 10–2 m e a pressão aproximada ao nível do mar é de 105 N/m2, quanto vale, aproximadamente, a pressão de 28 psi?

a) Duas vezes a pressão ao nível do mar.

b) Uma vez e meia a pressão ao nível do mar.

c) Três vezes a pressão ao nível do mar.

d) Quinze vezes a pressão ao nível do mar.

e) Duas vezes e meia a pressão ao nível do mar. 2011-09-29 15:33:06.886 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 29– HABILIDADE 07
Antes de comprar um forno micro-ondas uma pessoa fez a seguinte experiência: colocou o celular de sua esposa dentro do equipamento e depois ligou para ele. Das 5 marcas vendidas na loja só em duas delas, o telefone não tocou. Dentre essas duas, escolheu a de maior eficiência energética e comprou.

O experimento realizado pelo cliente serviu:

a) para avaliar se o equipamento tinha a sua blindagem eletrostática íntegra, não deixando assim as micro-ondas saírem do forno.

b) para avaliar se o equipamento telefônico funciona a alta temperatura, assim não funcionaria em dias quentes.

c) para demonstrar que, no vácuo, o som não se propaga.

d) para constatar a falta de aplicabilidade de uma teoria científica.

e) para demonstrar que a blindagem sonora do forno é resistente, assim não poderia escutar nada que ocorre dentro do forno. 2011-09-29 15:33:06.889 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 30 – HABILIDADE 15
Testar, em ciências, é fundamental. O microbiologista Alexander Fleming sempre foi habilidoso em interpretar modelos e experimentos. Ele vivia cultivando bactérias em seu laboratório e, certo dia, em 1928, ao lavar placas de vidro nas quais havia cultivado bactérias, percebeu que algumas delas estavam contaminadas por um fungo. Verificou que, onde o fungo crescia, as bactérias não conseguiam se desenvolver.
Procurando explicar esse fenômeno, Fleming elaborou a hipótese de que os fungos liberavam, para o meio de cultura, substâncias inibidoras do crescimento bacteriano.
A partir de experimentos efetuados por ele e seus colaboradores, foi constatado que, realmente, os fungos produziam uma substância inibidora do crescimento bacteriano. Fleming seguiu um procedimento denominado:

a) método ortomolecular, e a substância descoberta passou a ser chamada PENICILINA.

b) método científico, e a substância descoberta passou a ser chamada CORTICÓIDES.

c) método ortomolecular, e a substância descoberta passou a ser chamada CORTICÓIDES.

d) método científico, e a substância descoberta passou a ser chamada ANTIBIÓTICO.

e) método ortomolecular, e a substância descoberta passou a ser chamada ANTIBIÓTICO. 2011-09-29 15:33:06.897 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 31 – HABILIDADE 16
O isolamento reprodutivo é uma das etapas para a formação de novas espécies, porém há dados geográficos mostrando que certas aves cujo habitat de cada uma é distinto e distante, mas que são originárias de um mesmo ancestral, permite a conclusão de um parentesco. Levando em conta esse parentesco e o isolamento reprodutivo, a justificativa para o distanciamento dessas aves está:

a) em terem sido capazes de voar, e assim migraram para vários continentes.

b) em terem sido transportadas pelo ser humano no momento de seu deslocamento, o que permitiu a distribuição delas.

c) na ruptura de um só continente surgindo, assim, vários continentes, o que levou as aves a se dispersarem.

d) na falta de adaptação climática adversa, o que provocou o deslocamento das aves para lugares distintos.

e) na existência de fenômeno, como atividade vulcânica, o que levou a expulsão das aves. 2011-09-29 15:33:06.902 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 32 – HABILIDADE 25
A maior parte das proteínas ingeridas numa dieta serve como fonte de aminoácidos para a síntese de outras proteínas em nosso corpo. Apenas uma pequena fração dos aminoácidos dessas proteínas é usada na respiração celular, como fonte de energia. Assim, precisamos ter uma dieta adequada de proteínas para que sejam fornecidos os aminoácidos, principalmente os essenciais, necessários à síntese das diversas proteínas do nosso corpo.

Em relação a essas substâncias, podemos afirmar:

a) As proteínas são classificadas como alimentos energéticos ou combustíveis, se observarmos a sua função primordial.

b) As diversas proteínas do nosso corpo são sintetizadas a partir dos aminoácidos assimilados após a digestão e de acordo com as nossas informações genéticas.

c) As proteínas são nutrientes plásticos ou estruturais sendo obtidas a partir da atividade mitocondrial da cadeia respiratória.

d) A atividade proteolítica do sistema digestório impede a absorção dos aminoácidos essenciais presentes nas proteínas dos alimentos, sendo, pois, todas as nossas proteínas resultantes de aminoácidos naturais.

e) As proteínas que constituem os diferentes tecidos e estruturas do nosso organismo estão presentes nos diversos alimentos de origem animal ou vegetal, como carnes, peixes, laticínios, soja, etc. 2011-09-29 15:33:06.917 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 33 – HABILIDADE 18
A Revista Científica Lancet Oncology publicou um artigo sobre o desenvolvimento de uma vacina norte-americana contra os papilomavírus (HPV) extremamente infecciosos. Esses vírus podem levar ao desenvolvimento de verrugas nos genitais e no ânus, além de câncer no colo do útero, que se não tratado a tempo pode levar à morte. As verrugas são pequenos tumores, cujo agente etiológico é transmitido sexualmente entre parceiros. Apesar de benignas, elas podem se tornar problema sério em pessoas com imunidade comprometida.
Essa vacina foi desenvolvida a partir de substâncias que normalmente compõem o invólucro do vírus em fase final de estudo, esta vacina está sendo testada em vários países, inclusive no Brasil, que contabiliza cerca de 50 mil casos de câncer de colo de útero por ano, além de milhares de casos de verrugas causadas por HPV tanto em homens como em mulheres (folha.com.br).
Em relação a essa vacina e a vacinação, podemos concluir: a) A vacina, quando introduzida no organismo, estimula o sistema de defesa do corpo a produzir anticorpos específicos contra o HPV.

b) A vacinação visa curar o câncer de útero em mulheres infectadas pelo HPV.

c) A vacina se destina a reforçar o sistema imunológico das pessoas debilitadas, visto que já apresenta anticorpos originados a partir dos vírus.

d) A vacinação é uma forma de imunidade passiva artificial, uma vez que o paciente já recebe anticorpos testados em laboratório.

e) A vacina tem eficiência muito alta porque impede a realização do metabolismo viral, reduzindo assim a propagação das verrugas genitais, que levam ao câncer do colo de útero. 2011-09-29 15:33:06.924 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 34 – HABILIDADE 04
Na era dos descartáveis, o que fazer com tanto lixo?
A terra tem cerca de 6 bilhões de habitantes, e a população vai aumentando geometricamente. A produção de lixo aumenta muito mais, em um processo que começou a partir da revolução industrial, no século XVII. O novo milênio chegou com inovações no mercado, o consumidor busca comodidade e as indústrias buscam maior lucro. Aí começa a sofisticação das embalagens, cresce o uso de produtos movidos à bateria e a pilhas, enfim o consumismo. Nos países desenvolvidos, uma pessoa produz, em média, cerca de 3,6 kg de lixo por dia. Devido ao crescimento demográfico das cidades, é fácil perceber que, em breve, não haverá mais áreas para depositar tanto lixo.
Sobre a preocupação com o destino do lixo, analise os itens abaixo.

I. A parte inorgânica do lixo pode ser degradada por microrganismos em tanques chamados biodigestores.
II. A compostagem, é uma transformação da parte orgânica em compostos utilizados como fertilizantes para o solo.
III. A reciclagem é o principal destino do lixo orgânico.

É correto que se afirma apenas em:

a) I.

b) III.

c) I e III.

d) II e III.

e) II. 2011-09-29 15:33:06.930 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 35 – HABILIDADE 28
O modo como ocorreu a evolução dos processos reprodutivos assexuados e sexuados nos diferentes grupos de plantas foi muito importante para a conquista do ambiente terrestre. Há milhões de anos, a vida era encontrada apenas na água. O solo era estéril. Os primeiros seres vivos começaram a aparecer no litoral, e a área de arrebentação começou a ser habitada. Durante 50 milhões de anos, a vida vegetal ficou isolada na terra, que era um ambiente hostil, com forte atração gravitacional, variações extremas de temperatura e eventual possibilidades de seca.

Sobre as características evolutivas e adaptativas que os grupos dos vegetais sofreram ao longo do tempo, foram feitos os seguintes comentários:

I. Uma das características das briófitas que marca a independência em relação à água é a ausência de gametas masculinos flagelados.
II. As pteridófitas foram as primeiras plantas traqueofitas; a presença de vasos condutores impossibilitou-lhes grande expansão no ambiente terrestre.
III. As gimnospermas, há mais de 250 milhões de anos, dominaram as paisagens terrestres durante o período Triássico e o Jurássico, estando restrito esse grupo de vegetais no Sul do Brasil Florestas de Coníferas.
IV. No momento em que o vegetal invade o meio terrestre, muitas adaptações morfológicas são necessárias à sua sobrevivência; tais como: impermeabilização das superfícies expostas, o que evita a perda excessiva de água, menor dependência de água para a reprodução, dentre outras.
V. O encontro dos gametas nas gimnospermas coníferas depende da existência de água ambiental e é facilitado pela formação do tubo polínico.

É correto o que se afirma apenas em:

a) I e II.

b) II e III.

c) III e V.

d) III e IV.

e) II e IV. 2011-09-29 15:33:06.935 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 36 – HABILIDADE 14
Num dia ensolarado, um indivíduo aproveitou para ir à praia. Ao chegar lá, tomou banho de mar, ficou exposto por um longo período ao sol, ingeriu alguns copos de bebida alcoólica geladíssima acompanhada de espetinho com peito de frango e queijo assado. Depois de algum tempo, teve a diurese (ato de urinar) aumentada.

  O aumento na produção da urina está associado particular e diretamente ao

a) excesso de suor perdido, pela exposição prolongada ao sol.

b) aumento de sangue circulante, resultante da ingestão da água da bebida alcoólica.

c) trabalho realizado nos tubos renais, responsáveis por alto grau de reabsorção.

d) aumento de aldosterona, resultante da estimulação hipotalâmica no mecanismo da sede.

e) déficit no hormônio anti-diurético, liberado na hipófise, devido ao etanol.  2011-09-29 15:33:06.942 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 37 – HABILIDADE 30
Somos partes da própria biosfera
Não precisamos ser alarmistas, tampouco inconsequentes. Devemos buscar conhecer as crises ambientais, pois quanto mais conhecemos um problema mais nos tornamos aptos a contorná-lo.
Existem formas de evitar a possível escassez de água no planeta:

• A dessalinização como alternativa para obtenção de água.
• Planejar o transporte e o uso de água, para evitar a perda (vazamentos na tubulação) e o desperdício na indústria, na agricultura e no uso doméstico.
Segundo dados da ONU, o uso diário de água por pessoa deve ficar em torno de 80 litros; mais de 120 litros por dia é desperdício. Essas informações mostram que existe uma grande preocupação mundial com a água potável.
Com respeito aos recursos hídricos e suas fontes, assinale os itens corretos:

I. As principais causas da anunciada crise da água são, o desperdício e a degradação cada vez mais intensa dos corpos d'água, especialmente naqueles que abastecem as cidades.

II. A preservação das matas ciliares e das matas do fundo dos vales é medida importante para a manutenção da qualidade da água dos rios.

III. Os lençóis freáticos, devido à sua profundidade, não são alcançados por contaminantes lançados no solo.

IV. A obtenção de água doce e potável, a partir da dessalinização da água do mar, é um processo rápido e econômico.

É correto que se afirma apenas em:

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I e III.

e) II e IV. 2011-09-29 15:33:06.952 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 38 – HABILIDADE 11
CHEGA AO MERCADO UM NOVO FÁRMACO INTEIRAMENTE DESENVOLVIDO NO PAÍS
A insulina humana recombinante (IH-r), um dos mais significativos produtos do avanço científico nacional na área da engenharia genética, está prestes a chegar ao mercado com o nome de Biohulin. A empresa BIOBRÁS, uma das quatro empresas em todo o mundo e a única no hemisfério sul a deter a tecnologia de produção desta insulina, inicia em 1999 a comercialização do produto.
Uma parceria entre a BIOBRÁS e a Universidade de Brasília (UnB), em 1988, deu início aos trabalhos. Ao grupo da UnB coube a parte de Biologia Molecular, desenvolvendo clones de bactérias produtoras de insulina. Esta conquista tecnológica permitirá o desenvolvimento de outros medicamentos, como o hormônio de crescimento, o interferon e a calcitonina.
Informe PADCT/Ministério da Ciência e Tecnologia, jan/99, p.7 (com adaptações).

Com o auxílio do texto, analise os itens abaixo e assinale a afirmativa verdadeira:

a) Os clones de bactérias foram obtidos por mecanismos de reprodução sexuada.

b) Para que uma bactéria passe a produzir insulina humana, ela deve receber altas doses dessa proteína.

c) O Biohulin será um medicamento destinado ao tratamento de hipotiroidismo.

d) A partir da insulina produzida por bactérias, pode ser obtido o hormônio de crescimento.

e) As técnicas de engenharia genética permitem a recombinação de genes entre organismos totalmente diferentes. 2011-09-29 15:33:06.956 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 39 – HABILIDADE 09
O nitrogênio (N) é o elemento mineral que mais frequentemente limita o crescimento e o desenvolvimento das plantas, mesmo em uma atmosfera com aproximadamente 80% de nitrogênio gasoso.
A figura abaixo esquematiza processos que resultam na assimilação do nitrogênio pelas plantas.
Quanto à participação do nitrogênio em processos fisiológicos dos vegetais, pode-se afirmar:

a) O ciclo do nitrogênio pode ocorrer independente da participação de bactérias.

b) A necessidade do nitrogênio, para as plantas, é limitada ao seu período de crescimento.

c) O nitrogênio pode ser absorvido diretamente pelas plantas através das folhas, para ser utilizado no processo de fotossíntese.

d) As plantas requerem nitrogênio como elemento essencial para a construção de biomoléculas como proteínas e ácidos nucléicos.

e) A formação do húmus depende da ação das bactérias fixadoras de hidrogênio. 2011-09-29 15:33:06.972 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 40 – HABILIDADE 12
Ocupação irregular do litoral coloca em risco as áreas de manguezais
Os manguezais de vários pontos do litoral brasileiro têm sido continuamente devastados por invasões de casebres e palafitas. Essas invasões:

a) são legais, pois, depois de efetivada a ocupação, são fornecidos a documentos de posse aos moradores.

b) representam apenas um estágio do novo habitante da cidade, pois essas moradias são abandonadas depois de algum tempo.

c) demonstram a falta de políticas públicas de habitação, devido ao rápido processo de urbanização das últimas décadas.

d) são incentivadas pelas camadas mais ricas da população urbana, que não reconhecem a importância ecológica do mangue.

e) ocorrem em áreas de pequeno valor econômico, pois o manguezal é um ecossistema muito pobre em biodiversidade. 2011-09-29 15:33:06.978 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 41 – HABILIDADE 08
Descoberta nova técnica para dessalinização da água
Cientistas desenvolveram um novo método de dessalinização da água que, além de eficiente, pode funcionar utilizando calor normalmente desperdiçado em outros processos industriais. Os pesquisadores criaram uma membrana com poros ultrafinos, que permite a passagem da água, mas retém o sal dissolvido. Aproveitando o calor desperdiçado em outros processos industriais, ou mesmo a energia solar, a água salgada é aquecida até evaporar. O vapor passa através dos poros da membrana, condensando-se como água pura no outro lado, deixando o sal para trás. “Nosso processo funciona bem com salmouras contendo concentrações de sal acima de 5,5%” afirma o cientista responsável pelo projeto.
www.inovacaotecnologica.com.br. Adaptado.
O processo de separação por membrana, que faz funcionar essa tecnologia de dessalinização da água, é conhecido como:

a) filtração.

b) destilação.

c) osmose.

d) peneiração.

e) desidratação. 2011-09-29 15:33:06.983 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 42 – HABILIDADE 17
O gráfico abaixo mostra a variação na concentração de gás carbônico atmosférico (CO2), nos últimos 600 milhões de anos, estimada por diferentes métodos.
A relação entre o declínio da concentração atmosférica de CO2 e o estabelecimento e a diversificação das plantas pode ser explicada, pelo menos em parte, pelo fato de as plantas

a) usarem o gás carbônico na respiração celular.

b) transformarem átomos de carbono em átomos de oxigênio.

c) resfriarem a atmosfera evitando o efeito estufa.

d) produzirem gás carbônico na degradação de moléculas de glicose.

e) imobilizarem carbono em polímeros orgânicos, como celulose e lignina. 2011-09-29 15:33:06.992 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 43 – HABILIDADE 04
Se forem reflorestadas várias áreas, ao redor e dentro de grandes centros urbanos, podem-se combater os poluentes liberados pela queima de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono é um dos poluentes mais abundantes, e sua remoção envolve a elaboração de um produto por um evento metabólico.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o produto e o fenômeno metabólico do processo descrito.

a) Proteína e fotossíntese.

b) Proteína e fermentação.

c) Carboidrato e fermentação.

d) Carboidrato e fotossíntese.

e) Oxigênio e respiração aeróbica 2011-09-29 15:33:06.995 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 44 – HABILIDADE 13
Substâncias químicas envolvidas na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas que são o principal constituinte dos seres vivos. São ácidos nucléicos encontrados em todas as células sendo conhecidos em português pelas siglas ADN e ARN (ácido desoxirribonucléico e ácido ribonucléico). O ácido desoxirribonucléico é uma molécula formada por duas cadeias na forma de uma dupla hélice. Essas cadeias são constituídas por um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (T timina, A adenina, C citosina ou G guanina). A dupla hélice é um fator essencial à replicação do DNA durante a divisão celular. Cada hélice serve de molde para outra nova.
Marque a alternativa verdadeira.

a) A dupla hélice do DNA, é mantida através de ponte de hidrogênio;

b) As proteínas são compostos formadas através da união de monossacarídeos, unidos por si pela ligação peptídica.

c) O DNA é formado por várias unidades de nucleotídeos, que são formados, basicamente, por um grupo fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada, logo possuem um caráter exclusivamente básico, pois ou são funcionais somente em pH acima de 12;

d) ARN (ácido ribonucléico), tem sua estrutura, mantida através de ligações fortes, denominadas forças de Van de Walls.

e) O Desoxirribose ( Açucar, que esta presente no DNA) forma interações com outros açúcares através de ligações peptídicas. 2011-09-29 15:33:07.000 ENEM[5643:207]


QUESTÃO 45 – HABILIDADE 24
A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 e 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização, e 20 mil morrem em consequência da dengue.
Não existem medicamentos antivirais para combater a dengue. O tratamento é apenas sintomático. Tomar muito líquido, para evitar desidratação, e utilizar antipiréticos e analgésicos, para aliviar os sintomas, são as medidas de rotina. Por interferir na coagulação, medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Buferin, Melhoral, Doril, etc.) estão formalmente contra-indicados. Medicamentos à base de dipirona constituem boa opção para baixar a temperatura.
Observe as estruturas do AAS e da dipirona sódica e marque a opção correta.

Dipirona sódica e AAS (ácido acetilsalicílico)
a) As funções orgânicas presentes na dipirona sódica são amina e cetona.

b) O AAS apresenta 8 carbonos sp2 e 1 carbono sp3.

c) A cadeia da dipirona sódica é saturada, homogênea e aromática

d) O AAS tem, em sua estrutura, as funções cetona e ácido carboxílico.

e) A estrutura do AAS apresenta apenas 1 carbono primário.